terça-feira, 8 de novembro de 2011

G20: CENÁRIO SOMBRIO





Depois de mais uma frustrada reunião do G20, prossegue desordenada a chamada ordem mundial: Livre Mercado liberado, dólar imperando, bancos faturando os tubos - e o povo a viver tragédias diárias, à frente Grécia,  Portugal e Espanha, na União Europeia..

O site Vermelho ofereceu resumo contundente: "(...) o G20 foi criado em 1999 durante reunião do G7, por iniciativa da União Europeia e de George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos. Significou certamente um reconhecimento constrangido pelos ricos da época das mudanças que estavam em curso objetivamente na economia internacional, decorrentes do desenvolvimento desigual das nações. Mas é apenas uma tentativa um pouco mais ampla de coordenação e preservação de uma ordem internacional que já caducou.

O fortalecimento do FMI, instituição remanescente dos acordos de Bretton Woods que não parece sujeita a reforma, é um caminho errado eleito inclusive pelos emergentes como via de solução para a crise. Basta atentar para a tragédia grega e o drama europeu para ver que as receitas do fundo obedecem exclusivamente aos interesses do sistema financeiro e agravam a crise da economia real com a promessa de solucioná-la.

O mundo demanda uma nova ordem mundial, com um novo sistema monetário e novas instituições. O que não é mais racional, como sugeriu Hegel, não merece subsistir. A solução para a crise (...) não virá da reunião de cúpula. Mas é provável que venha das ruas (...)".
vi no Dodó Macedo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário