segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Democratização do Direito


Dicionário Popular de Termos Jurídicos
Visando à democratização do Direito, foi elaborado um vocabulário de expressões jurídicas traduzidas para a linguagem popular, que circula na internet, com contribuições sem autoria identificada. Segue o dicionário:
Assistência - Então, brother, é nóis.
Assistência judiciária - O pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada.
Autotutela - Vou dar uma só, só pra ficar esperto.
Chamamento ao processo - O maluco ali também deve.
Co-autoria - É nóis na fita, mano.
Comoriência - Um pipoco pra dois. (ah meu Deus, nem essa perdoaram, essa me faz lembrar mulher grávida e direito de herança)
Condução coercitiva - Não tem pinote.
Contradita - O cara é café com leite.
Crime tentado - Ah, nem deu. Deixa pra próxima.
Crimes contra a honra - Forgô um caminhão. Tá tirando a favela?
De cujus - Presunto.
Deserção - Deixa quieto.
Despachar com o juiz - Troca idéia com o maluco lá e vê se ele adianta o nosso lado.
Despejo coercitivo - Sai fincado.
Dignidade da pessoa humana - Nóis é pobre mas é limpinho.
Direito de apelar em liberdade - Só se for agora. Fui!
Embriaguez voluntária - Não agüenta, bebe leite.
Esbulho - Cheguei chegando e tá tomado.
Estelionato - Malandro é malandro, e mané é mané.
Execução de alimentos - Quem não chora não mama.
Falso testemunho - Fala sério!
Falta de ética - Essas coisas enfraquecem a amizade.
Honorários advocatícios - Cada um com os seus problemas.
Ilegitimidade de parte - Dá linha na pipa, mano.
Inimputabilidade - O cara é treze.
Interdito proibitório - Nem vem que não tem.
Inversão do ônus da prova - É tudo contigo mesmo, mermão…Vai que é tua, Taffarel.
Investigação de paternidade - Toma que o filho é teu.
Jurisdição contenciosa - É muita treta.
Legítima defesa - Folgou, levou.
Legitima defesa de terceiro - Folgou com o mano, leva na orelha.
Legítima defesa putativa - Ih, foi mal.
Litigância de má-fé - O mal do urubu é pensar que o boi tá morto.
Litisconsórcio passivo - Passarinho que voa junto com morcego acorda de ponta-cabeça.
Morosidade da justiça - O barato é louco, mas o processo é lento.
Nomeação à autoria - Vou caguetar todo mundo.
Nunciação de obra nova - Cê tá zoando meu barato aqui, doido.
Obediência hierárquica - Eu não tenho nada a ver. O tiozinho que mandou fazer essa parada aqui, ó.
Ônus da prova - Palavra de homem num faz curva.
Oposição - Sai quicando que o barato é meu.
Pacta sunt servanda - Quem tem c.. pequeno num faz contrato com p.. grande.
Posse mansa e pacífica - Na bola de meia.
Preparo - Então… deixa uma merrequinha aí.
Prescrição, decadência, preclusão e perempção - Camarão que dorme a onda leva.
Princípio da ampla defesa - Aí, mano, aqui tem pra trocá.
Princípio da ação - Vamo, vamo, vamo!
Princípio da boa-fé ou lealdade processual - Se vier na crocodilagem, vai levar pipoco.
Princípio da economia processual - Tem que ser ligeiro.Não embaça, doido.
Princípio da formalidade dos atos processuais - Aí, vai reto, senão zoa o bagulho.
Princípio da fungibilidade - Só tem tu, vai tu mesmo.
Princípio da indisponibilidade - Ah! Agora já era.
Princípio da iniciativa das partes - Faz a tua que eu faço a minha.
Princípio da insignificância - Grande bosta.
Princípio da inércia jurisdicional - Na boa, brother, num posso fazer nada.
Princípio da isonomia - Aqui é todo mundo na humildade.
Princípio da legalidade - Não adianta caçar assunto.
Princípio da moralidade - Aí, mano, sem patifaria.
Princípio da motivação das decisões judiciais - Vai falando que eu tô ouvindo.
Princípio da oralidade - Dá a letra aí, maluco.
Princípio da persuasão racional do juiz - Tô ligado.
Princípio da publicidade - Põe na banca aí, maluco. Sem muquiá a parada.
Princípio da pas de nullité sans grief - Cê faz a parada errada e quer pagar de gatinho?
Princípio da supremacia do interesse público sobre o privado - Nóis é nóis, e o resto é bosta.
Princípio do contraditório - Agora é eu.
Princípio do duplo grau de jurisdição - Vai pensando que tá bão.
Processo de conhecimento - Vamo ver essa parada certinho.
Rebus sic stantibus - O barato virô.
Reconvenção - Cê é louco, mano. A culpa é tua e não minha.
Recurso adesivo - Eu vou no vácuo.
Reincidência - Porra, meu, de novo?
Representação na ação penal pública condicionada - Adianta o lado aí.
Res nullius - Achado não é roubado.
Revisão criminal - Num falei que num fui eu?
Sigilo profissional - Na miúda, só entre a gente.
Substabelecimento - Aí, passa a bronca pra outro maluco.
Sucessão - O que é seu tá guardado.
Sucumbência - A casa caiu.
Trânsito em julgado - Já elvis. Vai chorar na cama que é lugar quente.
Usucapião - Tá dominado, tá tudo dominado.
No Blog Reflexões, via Com textolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário