quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Os políticos e suas estratégias


A Democracia é um regime que requer o máximo de compreensão e consciência política e, assim, poder fazer valer seu verdadeiro sentido num País como o nosso! Esse seria o melhor aspecto e a única saída de fato ao qual precisamos para conter os abusos e espertezas que nos torna vítimas de abusos políticos todos os dias em nossa terra Tupiniquim....

Políticos de má fé, levianos e sem o menor escrúpulo, utilizam do erário público como se fosse “seu” e com a cara de pau que tem, roubam, roubam e ainda tem a coragem de aparecer em seus redutos eleitorais para desfazer a verdadeira opção que “ele” o político bandido, faz com o seu dito mandato e/ou cargo público que, muitos assumem apartir de seus conchavos e acordos políticos.

Veja aqui, algumas das estratégias utilizadas por nossos políticos quando não conseguem esconder suas pilantragens, roubos e desvios para debaixo do tapete.

1.      Deslegitimar a imprensa



Uma das formas de defesa mais comuns dos políticos é desqualificar os veículos de comunicação que denunciaram seus crimes, e se colocar como vítimas de perseguição.



2.      Ficar em Silêncio


Quando as acusações se tornam graves e os indícios, difíceis de serem negados, muitos preferem evitar aparecer na imprensa e simplesmente não se manifesta sobre o assunto.


Pedir Investigação


Pe

Acuados por indícios claros de irregularidades, simplesmente negar as acusações pode não ser o suficiente: pedir para que a justiça abra investigação e dizer que sua vida é um livro aberto pode reverter o jogo para o político acusado.

Apelar para família
4.      

Uma das formas de despertar a empatia da população é tentar humanizar a própria imagem. Demonstrar amor à família é uma das estratégias possíveis, já que apela para os valore mais íntimos do eleitor.


Partir para o contra ataque
5.      
P

O maniqueísmo pode ser uma forma de defesa para um político acuado. Ao ser acusado de alguma irregularidade, uma saída pode ser deslegitimar o acusador e esperar que o público enxergue uma disputa de “bem” e “mal” na situação. “Quebrar a credibilidade do oponente é uma técnica antiga do discurso e da argumentação”.


6.     Insinuar interesses políticos



Colocar-se no papel de vítima do grupo político oposto é uma das estratégias mais populares entre pessoas públicas acusadas de irregularidades. Ao mesmo tempo em que se defende, o político aproveita e coloca em questão a credibilidade dos opositores. É a política de redução de danos.


7.      Admitir e entregar colaboradores




Quando a situação se torna insustentável e os indícios de irregularidades são incontornáveis, resta ao político tentar “sair por cima”. Uma saída é aproveitar a oportunidade para entregar outros políticos corruptos e, assim, tentar, pelo menos, dividir o ônus da humilhação pública.


8.      Dizer que “todo mundo é assim”


Talvez esse seja o mais grave de todos. Para tentar evitar maiores danos em sua imagem, políticos, muitas vezes, declaram que suas ações, ou a ação de homens públicos a ele ligados, apenas repetem um padrão comum entre todos os políticos.

Essas são algumas das várias estratégias utilizadas por políticos para mascarar seus desvios e mutretagens. Claro que estas atitudes afundam cada vez mais a credibilidade do político brasileiro, que a cada escândalo se tornam mais comuns e parecidos.

E você, já pode perceber algum político utilizando-se destas prática/estratégia?
blog do josival

Nenhum comentário:

Postar um comentário