terça-feira, 22 de março de 2011

Outra mentira do tucano FHC

Único ex ausente no almoço, Lula é criticado por FHC

Tucano elogia Dilma pelo ''convite pessoal'' e ironiza seu sucessor, que jamais o convidou para nada: ''Achou que não era necessário''
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamado por Barack Obama de "o cara", foi o único ausente entre os ex-chefes de Estado brasileiros convidados para participar do almoço oficial ontem no Itamaraty com o presidente americano. Lula foi convidado, mas preferiu ficar em São Bernardo para comemorar o aniversário de um de seus filhos.
Lula não aceitou o convite para o almoço com Obama para evitar constrangimentos diplomáticos já que a relação entre ambos ficou estremecida por conta de posições políticas do petista favoráveis ao Irã. Informalmente, a desculpa pela ausência é que Lula está de "quarentena" e não quer que sua presença, em solenidades oficiais, rivalize com a da presidente Dilma Rousseff....
É praxe do Ministério das Relações Exteriores convidar os ex-presidentes para eventos importantes no Itamaraty. A presidente Dilma Rousseff, porém, telefonou para Fernando Henrique Cardoso para convidá-lo. No discurso ontem, Dilma saudou FHC durante o brinde. Também estavam presentes os ex-presidentes Itamar Franco, Fernando Collor de Mello e José Sarney.
"Achei uma gentileza, senão não teria vindo", disse Fernando Henrique sobre o convite da presidente. "Em matéria de Estado, quando se está representando o País, não cabem divisões partidárias. A presidente Dilma demonstrou que tem compreensão correta dessa matéria", afirmou.
O tratamento igualitário dado por Dilma aos ex-presidentes, apesar de sua proximidade com Lula, foi elogiado por FHC. "Não é necessário tratar um como Deus e outro como demônio. "Aí não dá", afirmou.
Fernando Henrique ironizou o fato de o petista, na condição de presidente, nunca tê-lo convidado, como fez Dilma. "É que o Lula é meu amigo de tantos anos atrás e achou que não era necessário", afirmou. E alfinetou: "O Lula, quando eu era presidente, esteve comigo. Muitas vezes".
***
Quinta, 7 de abril de 2005, 06h37 Atualizada às 10h51
Lula embarca para Roma; mãe-de-santo perde vôo
Sarney, FHC, Mariza Letícia e Lula embarcam para Roma
O avião presidencial decolou na Base Aérea de Brasília por volta das 7h50 para a Itália. A mãe-de-santo Aeronithes da Conceição Chagas, da Casa Branca de Engenho Velho em Salvador, uma das integrantes da comitiva ecumênica que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no funeral do papa João Paulo II, no Vaticano, não conseguiu embarcar. Antes de seguir para o continente europeu, o avião presidencial fará escala técnica no Recife.
Integram a comitiva oficial os presidentes da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim; os ex-presidentes da República José Sarney e Fernando Henrique Cardoso; o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho; o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP); o rabino Henry Sobel, líder da Comunidade Judaica de São Paulo; o pastor evangélico Rolf Schunemann; o xeque Armando Russen Saleh, da Mesquita do Brasil; além da mãe-de-santo Aeronithes da Conceição Chagas, da Casa Branca de Engenho Velho em Salvador, que tentará se juntar à comitiva em Recife.
A chegada de Lula à capital italiana está prevista para as 23h30 (local) no Aeroporto Ciampino. O enterro do Papa João Paulo II está marcado para as 10h (5h da manhã no horário brasileiro) desta sexta-feira na Basílica de São Pedro.
Com textolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário