domingo, 16 de janeiro de 2011

Governo federal tenta reaver R$ 1,2 bilhões embolsados por prefeitos e servidores corruptos

O governo federal tenta recuperar na justiça R$ 1,2 bilhões repassados para municípios e outros órgãos públicos, mas surrupiados por prefeitos e servidores corruptos.

Os números da corrupção constam no relatório anual da Advocacia-Geral da União (AGU), que ajuizou ou participou de 2.603 ações judiciais em tramitação nos tribunais brasileiros, contra 1.115 prefeitos ou ex-prefeitos, 354 servidores ou ex-servidores, 283 diretores de órgãos públicos e 279 empresas, entre outros responsáveis por irregularidades que lesaram os cofres públicos entre dezembro de 2009 e novembro deste ano.

Minas Gerais, por ser o estado com o maior número de municípios, lidera o ranking, com 280 ações.



Entre as principais irregularidades encontradas estão:
- processos licitatórios fraudulentos;
- uso de notas frias para comprovação de gastos;
- não conclusão de obras ou de contratos. 

"Em alguns casos há irregularidades formais, mas, mesmo que a irregularidade não tenha sido por má-fé, o autor é responsabilizado porque ele precisa ter zelo da coisa pública", afirma Luciane Maria Silveira, advogada da União e coordenadora do Grupo Permanente de Combate à Corrupção (GPCC).

O grupo foi criado há pouco mais de dois anos com a missão de gerenciar e verificar o uso de verbas federais nos municípios e órgãos públicos. Os integrantes têm uma linha de atuação em três frentes: prevenção por meio de consultoria na formulação dos convênios entre entes públicos; ajuizamento de ações para ressarcimento ao erário; e trabalho para conscientização da população sobre a importância de fiscalizar os gestores e a aplicação do dinheiro público.

Na luta contra o desperdício do dinheiro do contribuinte brasileiro, o GPCC conta com a atuação dos diversos ministérios federais e órgãos públicos, além da Controladoria-Geral da União (CGU), que fiscaliza e faz auditorias nos estados e municípios.

Graças à lentidão do Judiciário, é longo o caminho percorrido pela União até reaver os recursos públicos desviados.

A AGU atua em ações na esfera cível (com o intuito de ressarcimento ao erário), enquanto as penais ficam a cargo do Ministério Público. 

informações do jornal "Estado de Minas")

Nenhum comentário:

Postar um comentário