sábado, 4 de setembro de 2010

Osho, sobre suas palavras


  Você deve estar se perguntando por que, apesar de eu falar usando as palavras, eu continuo a afirmar que nada pode ser transmitido por palavras. Para aqueles que querem falar, não há outra maneira, exceto por meio de palavras. Normalmente, somente com palavras eu posso expressar o que eu quero dizer, mas também é verdade que o que tem de ser dito não pode ser transmitido por palavras. Ambas as coisas são verdadeiras. No entanto, a situação em que nos encontramos é tal que podemos falar somente com o uso das palavras. Não há outro caminho para um diálogo.

Devemos tentar mudar esta situação. Para aqueles que podem entrar em profunda meditação, o diálogo é possível mesmo sem o uso das palavras. Mas, para levá-los até a profunda meditação, primeiro terei que usar palavras. Chegará um momento, depois de um longo esforço continuado, em que a comunicação será possível sem as palavras. Mas até esse momento chegar, vou ter que me expressar por meio de palavras. 

Para levá-lo ao mundo do inexprimível, vou ter que usar as palavras, esta é a real situação. Mas há muitos perigos também. Vou ter que falar usando palavras, sabendo muito bem que se você se apegar a elas, se você acreditar nelas como elas são, todo o trabalho que estamos fazendo perderá seu sentido.

Estamos tentando atingir o inexprimível, mas ainda temos de falar com o uso das palavras. É totalmente sem saída, não há outra alternativa. Mas se você se apega às palavras, todo o esforço se torna inútil, já que o objetivo é levá-lo ao inexprimível. Ao falar apenas com o uso das palavras, teremos que falar contra as palavras. E, ao falar contra, também teremos que usar as palavras. Não há outra maneira. 

Se eu falar, você vai se apegar às palavras. O perigo é que, se você se apegar às palavras, o que eu quero comunicar e atingir não vai se realizar. Mas, se eu ficar em silêncio, não há dúvida de que não estou comunicando coisa alguma. A princípio, se eu falar há a possibilidade de que minha mensagem chegue a algumas pessoas.

Se eu falar com uma centena de pessoas, haverá, pelo menos, uma que talvez possa receber minha mensagem sem se apegar às palavras. Para os outros noventa e nove, o esforço será inútil. Que assim seja! Dessa forma, pelo menos algo poderá ser comunicado a alguém, mas se eu ficar em silêncio até essa única possibilidade não existirá. Portanto, o meu esforço continua.
Osho, em "Dimensions Beyond the Know, palavras de Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário