terça-feira, 31 de agosto de 2010

A incapacidade de tirar lições das urnas


2010
O que mais me impressiona no consórcio velha mídia/oposição é a sua incapacidade de avaliar a situação, corrigir os erros e orientar os seus própios rumos, se apegando a teses derrotadas e nunca dando o braço a torcer.
De 2002 até hoje foram 4 eleições em que os partidos de oposição perderam progressivamente representação tanto no poder executivo quanto no legislativo, e em todas as esferas, sendo que agora se avizinha a pior e mais esmagadora de todas as derrotas eleitorais. Em paralelo a velha mídia perde status, poder de eleger seus aliados e capacidade de distorcer fatos com objetivos inconfessáveis.

Mesmo com as pesquisas dando sinais claros que factóides políticos tem cada vez menor influência no poder de decisão do eleitor, até porque banalizaram tanto determinados assuntos que cairam no descrédito, vemos a insistência patológica em tentar dar gás a denúncias sem provas e de desconstrução pessoal do adversário.
Mesmo com números apontando inequivocadamente para o desastre das estratégias usadas até agora nos últimos 8 anos, tanto pela oposição quanto pela velha mídia, eles preferem colocar a culpa no marqueteiro tucano, e alegarem que o presidente não deveria tomar lado na eleição (piada né?), em vez de simplesmente se reciclarem e perceberem que a sociedade brasileira evoluiu politicamente e está cada vez menos suscetível a manipulações jornalísticas.
O resultado disso é uma sangria sem fim na representatividade desses partidos e poder dos aquários, e enquanto ficarem insistindo nas velhas e equivocadas técnicas vão continuar na direção do fundo do poço.
Do DEM não tenho pena porque a história pregressa dos seus candidatos mostra que o partido tem origem na velha direita que apoiou o golpe, mas o PSDB tinha uma história de comprometimento com a agora abandonada social-democracia. É triste ver um partido que tinha tudo para ajudar a construir uma sociedade onde fantasmas golpistas não mais existissem, regredir dessa forma e se aproximar irremediavelmente da escória da sociedade.
Quanto aos factóides, as tentativas de desconstrução de Dilma, as baixarias, o discurso do candidato da oposição incitando golpes contra a democracia e as tentativas de golpes nos editoriais e entrevistas de ministros do supremo, nada disso me preocupa, o povo brasileiro adquiriu uma maturidade capaz de abortar qualquer tentativa de tirar-lhe do caminho que escolheu. Aqui nã0 é Honduras, só o povo brasileiro pode colocar ou tirar alguém do poder.
blog do Len

Nenhum comentário:

Postar um comentário