sábado, 3 de abril de 2010

Lula será a arma de Mercadante contra o favoritismo tucano

Para vencer o favoritismo demo-tucano para governador de São Paulo, o candidato do PT, Aloizio Mercadante, contará com a presença maciça do presidente Lula, tanto na propaganda eleitoral no rádio e na televisão, como em comícios pelo Estado afora.

Fadiga de material demo-tucano

Ao mesmo tempo em que colará no presidente, Mercadante dará prioridade na campanha, para criticar a má gestão tucana.

"Vamos apontar o desmantelamento da educação, a desorganização da segurança pública, a urgência da saúde e cortes na área de infraestrutura", adianta o presidente estadual do PT, Edinho Silva. "O Alckmin só está na frente por enquanto porque é mais conhecido", minimiza o prefeito de Osasco, Emidio de Souza.

Os líderes petistas precisam também bater na necessidade de redução nas tarifas de pedágios, que afeta tanto o custo do transporte do cidadão, como também gera impacto no custo do frete para o setor produtivo.

O grupo demo-tucano está no poder desde 1982, quando ainda estavam encrustados no governo Montoro. Foram dissidentes e não adversários dos governos Quércia e Fleury. Quércia está hoje junto com Serra. Esse grupo acumula o que se chama de "fadiga de material", ou seja, já deu o que tinha que dar, abrindo oportunidade para o eleitor pensar em renovação.

Nas eleições de 2008, no ABC e outras cidades da região metropolitana, o PT já venceu os tucanos na maioria das cidades.

Serra fez um dos piores governos de todos os tempos

José Serra fez um dos piores governos paulistas de todos os tempos, cujo auge da incompetência foram os alagões, por não limpar rios, nem manejar reservatórios.

Foi campeão de mediocridade, acreditando que governar é fechar contas (equilíbrio fiscal), quando isso não é fazer nada além do que cumprir a obrigação. Não deixa de legado nenhuma grande política pública, entregou obras aquém da capacidade de investimento de um estado como São Paulo, e não deixa nenhuma diretriz sólida de desenvolvimento. Foi um governo arcaico, ainda pensando em velhas teses de estado mínimo, que se limitou a aumentar impostos, vender patrimônio, aumentar tarifas de pedágios, arrochando salários do funcionalismo e sucateando serviços públicos.

De forma geral, o que melhorou na vida dos paulistas, foi aquém do que melhorou na vida dos brasileiros que vivem em outros estados, porque faltou dinamismo ao governador, inclusive para aproveitar melhor as parcerias oferecidas pelo governo federal em programas como o PAC, Nossa Casa, Nossa Vida, e outros, que foram quase boicotados.

O povo tem suas compensações

Também predomina a avaliação de que as urnas vão enterrar o desgaste de 2006, quando Mercadante perdeu a eleição em meio ao desgaste do ambiente de denúncias. Mesmo assim o senador teve 32% dos votos naquela eleição. "Agora, por outro lado, o cenário nunca foi tão favorável para o PT em São Paulo", diz Vaccarezza.

Até a tentativa de requentar o dossiê Vedoin, não terá efeito, pois hoje, atingiria mais Serra. Até o momento, não foram encontradas provas de que Serra participou ativamente da corrupção do escândalo sanguessuga, mas como Ministro da Saúde, no mínimo foi incompetente, ao fazer um programa de compra de ambulâncias sob medida para gerar aquela corrupção toda.

O presidente Lula lembrou que ele próprio só ganhou a presidência na quarta eleição que disputou, e que o PT paulista nunca repetia os candidatos a governador.

Em eleições é comum, quando há desejo de renovação, o próprio eleitorado fazer compensações a candidatos que perderam no passado, e não tiveram oportunidade de provar como seria seu governo.

Com a presença de Lula, Mercadante quer abocanhar parte da popularidade do presidente. A campanha quer atrair o voto de beneficiários de programas sociais. Só no Bolsa-Família, há 3,5 milhões de paulistas, distribuídos por 1,1 milhão de famílias no Estado. A conta do Planalto sobe para 8 milhões de pessoas, se considerados todos os programas sociais.

"Estamos entrando nesta eleição para ganhar", diz o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP)

Um comentário:

  1. Pois é, depois de aturar os tucanos sob o poder em nosso estado durante todos estes anos, em 2010 o PT tem grandes chances de eleger para a presidencia Dima, e no estado de SP Mercadante.
    O povo está cansado da mesmice de sempre, falta investimento na educação, como citado acima, a saúde não funciona no estado, e a corrupção cresce a cada dia!!
    Acredito no Mercadante, um homem honesto e com muito traquejo político, pronto para colocar em ordem nosso estado.

    Vamos juntos vencer esta eleições.

    ResponderExcluir