sábado, 27 de março de 2010

Kassab censura documento da ONU sobre Bolsa Família e Marta Suplicy

O prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, conseguiu nesta quinta-feira (25) atrasar a divulgação de um relatório do Programa para Assentamentos Humanos das Nações Unidas (UN-Habitat) sobre a cidade de São Paulo.

Segundo o relatório, a cidade de São Paulo teve melhoria de condições de vida de moradores de favelas graças a programas como o Bolsa Família, criado durante o governo Lula.

A gestão de Marta Suplicy também foi elogiada, como contribuinte da regularização de imóveis em favelas. Tais citações provocaram a ira no prefeito, que exigiu o adiamento da divulgação do relatório, segundo integrantes do Habitat.

O relatório São Paulo: Um Conto de Duas Cidades, seria lançado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, durante o 5º Fórum Urbano Mundial. Agora, a previsão é que o documento só seja oficialmente apresentado em junho. No entanto, o documento está disponível na internet.
O texto cita pesquisa da Fundação Getúlio Vargas sobre a redução da pobreza no País — entre 2003 e 2006, o número de brasileiros pobres caiu de 28,1% para 21,6%. Até o ganho real de 46% do salário mínimo justifica a melhoria de vida em São Paulo.

O representante regional da ONU-Habitat, Alberto Paranhos, tentou colocar panos quentes no veto da administração Kassab, dizendo que deu "oportunidade de a outra parte se manisfestar". Antes, tentou desculpar-se por aceitar a censura: "não quer dizer que a gente tem de pedir bênção".

O documento da ONU censurado por Kassab pode ser comprado aqui:

http://www.un-habitat.org/pmss/listItemDetails.aspx?publicationID=2924

Ou pode ser acessado aqui: (.pdf em inglês com 29,143 Kb de tamanho)

http://www.un-habitat.org/pmss/getElectronicVersion.aspx?nr=2924&alt=1

Da redação, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário