quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Serra recebe vacinas compradas pelo governo Lula, omite o nome do Presidente em seu discurso e não convida governistas para cerimônia

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB),fez campanha política ontem, no Instituto Butantan, na cerimônia de recebimento das vacinas contra a gripe A H1N1, que serão distribuídas pela Secretaria de Saúde a partir deste mês.

Por diversas vezes, durante seu discurso, Serra virou-se para seu secretário de Saúde, Luiz Roberto Barata Barradas, para confirmar informações ou corrigir-se, refazendo sua fala para a gravação de rádios e emissoras de televisão presentes ao evento para o horário político. Por fim, admitiu que estava pouco seguro para falar do assunto.

As vacinas, na verdade, serão pagas pelo Ministério da Saúde(do Governo Federal), por conta de um acordo com três diferentes fornecedores. O investimento total é de R$ 1,006 bilhão para as 83 milhões de doses que serão distribuídas em todo país. A informação sobre a cerimônia realizada em São Paulo com as vacinas enviadas pelo governo Lula e os números divulgados pelo governador foram recebidos, segundo a assessoria do ministério, com surpresa e um certo mal-estar.

O acordo firmado previa que o instituto Butantan receberia 33 milhões de vacinas, e não 41 milhões, como divulgado no evento. Além disso, os números finais e estratégias de distribuição seriam divulgados pelo próprio Ministério da Saúde apenas entre fevereiro e março e não agora. Nenhum representante do governo federal esteve presente à cerimônia, porque José Serra não convidou.

Serra disse que nçao ia falar sobre eleições, respondendo à indagação de um repórter: "Se eu falar disso, as manchetes serão todas sobre eleição e vocês (jornalistas) esquecem de falar das vacinas, que é o motivo do evento". Em via oposta, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afirmou ontem pela manhã, em entrevista à Rádio Eldorado: "Vou torcer para que o Serra se defina por sua candidatura a presidente da República". Kassab afirmou, ainda, que não é candidato a governador do Estado e que ficará até o fim do mandato na Prefeitura.

Fonte: blog A P L

Nenhum comentário:

Postar um comentário