segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Data Folha, estatistica ou progrma do Raul Gil?



O Datafolha, talvez para cobrir a escassez sw noticiário, produz hoje para a Folha de S. Paulo uma pesquisa que é um detalhado levantamento sobre o …nada. A pesquisa de credibilidade que mistura políticos, duplas sertanejas, candidatos à presidência, ministros religiosos, compositores, técnico de futebol, cantoras, apresentadores de televisão é um exemplo rematado de inutilidade. Serve, no máximo, como curiosidade.

Afinal, pedir às pessoas que dêem uma nota, de zero a dez, para uma lista de quase trinta pessoas parece, com todo o respeito, àquele programa de variedade do Raul Gil que pergunta ao entrevistado se tira ou não o chapéu para fulano ou sicrano.

Eu fico impressionado que um instituto de pesquisas que se propõe a ser sério, que reúne estatísticos, cientistas sociais e políticos movimente toda a sua máquina para produzir uma pesquisa absolutamente inútil.

O que têm a ver Ronaldinho com Hebe Camargo? Fausto Silva com Marina Silva? Xuxa com Ciro Gomes? Dunga com Edir Macedo?

Uma folhice.

Será que eu sou muito óbvio para pensar que seria muito mais informativa uma pesquisa, como ainda não fizeram, aliás, que perguntasse: Você votaria na Dilma Roussef ou em Ciro Gomes se o Presidente Lula dissesse que ela/ele é sua candidata/seu candidato?

Ou: você votaria em José Serra sendo ele candidato de oposição ao Governo Lula?

Quando se investe em fazer milhares de entrevistas perguntando abobrinhas e não para fazer as perguntas óbvias, como diria Leonel Brizola, algo há.

Fonte: blog O tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário