quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ajuda ao Haiti esperou terremoto

Assessor de Lula diz que catástrofe seria menor se Haiti tivesse sido ajudado antes


no G1

O assessor especial da presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse nesta quarta-feira (20) que se a comunidade internacional tivesse ouvido os apelos do Brasil para injetar mais recursos na reconstrução do Haiti, as consequências do terremoto que atingiu o país no último dia 12 seriam menores.

"Quero lembrar que o presidente da República, o ministro [Celso] Amorim [Relações Exteriores], nossos diplomatas e eu mesmo há três, quatro anos estamos clamando pelo mundo afora para que aumente a ajuda para o Haiti. Se essa ajuda tivesse sido dada naquele momento que nós começamos a tratar essa questão - evidentemente não vou dizer que o terremoto não teria acontecido, porque isso independe - não teria os efeitos devastadores que teve"

Ele lembrou que tremores de maior intensidade já atingiram países sem provocar tantas mortes "Outros países já foram sacudidos por terremoto mais intensos que esse e não teve tantas conseqüências porque os países estavam mais preparados", afirmou Garcia.

Segundo ele, se há algum aspecto positivo na tragédia que atingiu o Haiti é que a comunidade internacional passará a prestar mais atenção no país. "Temos que aproveitar pelo menos isso, se é que se pode dizer que houve um lado bom nessa catástrofe, é justamente que a comunidade internacional hoje não tem mais desculpas para dizer que o Haiti não é um problema dela. É sim", avaliou o assessor do presidente.

De acordo com Garcia, Lula pode se reunir nas próximas semanas com outros presidentes para pensar em ajudar o Haiti no médio e no longo prazo. Ele informou ainda que a previsão de visita do presidente ao país está mantida para o final de fevereiro. "De qualquer maneira, mais importante do que a visita é que temos que assegurar as medidas de curto prazo. Ainda tem pessoas a serem salvas, epidemias a serem evitadas e depois uma reunião de chefes de estado seria importante para tratar das questões de médio e longo prazo. Temos que planejar junto com o governo haitiano as medidas de médio e longo prazo, isso é muito importante", argumentou.

Questionado sobre as críticas que algumas ONGs têm feito sobre a distribuição de medicamentos, alimentos e água no Haiti por parte das forças militares do Brasil e dos Estados Unidos, Garcia disse que é preciso levar em conta a dramaticidade do Haiti e não para dramaticidades particulares e pontuais.

"Acho que tem gente olhando as árvores e não está vendo a floresta. Entendo que as pessoas que estão lá sob o impacto de uma grande tragédia fiquem incomodadas com situações particulares, mas mais do que isso existe uma dramaticidade maior e temos que atentar para isso", disse.

Ele afirmou ainda que não há nenhum problema na coordenação dos trabalhos entre o Brasil, os Estados Unidos e a ONU.

Fonte : Vi o Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário