terça-feira, 4 de novembro de 2014

Primeira vacina contra dengue deve ficar pronta até 2015






Desenvolvida por laboratório francês, droga mostrou eficácia de 95% contra dengue hemorrágica, caso mais severo da doença

Um estudo publicado hoje no The New England Journal of Medicine indica que estamos mais próximos de nos tornarmos imunes à dengue. Uma vacina, ainda em fase experimental, mostrou resultados animadores em um amplo grupo de crianças entre 9 e 16 anos submetidas a três doses da vacina durante o período de um ano.
De acordo com o estudo, a vacina se mostrou 60% efetiva contra a dengue e reduziu as chances de hospitalização em 80.3%. No caso mais severo da doença, a dengue hemorrágica, a vacina revelou maior eficiência, elevando a taxa de imunidade para 95.5%.
“Até agora, nós só tínhamos a possibilidade de oferecer tratamentos aos pacientes. Com os resultados desta terceira fase do estudo, esperamos oferecer uma forma efetiva e preventiva contra a dengue”, afirmou  o brasileiro Rivaldo Cunha, especialista em Doenças Infecciosas e principal coordenador da pesquisa. Até então nenhuma vacina tinha se mostrado eficaz na prevenção da doença.
Em entrevista ao The Verge, Alain Bernal, representante do Sanofi Pasteur, laboratório francês que tem desenvolvido a droga, afirmou que a vacina tem grande potencial para impactar a saúde pública de países que mais sofrem com a enfermidade.
A expectativa é que a vacina seja aprovada ainda em 2015 e esteja disponível até o final do mesmo ano. De acordo com o laboratório francês, se a droga for aprovada será possível produzir 1 bilhão de doses nos próximos dez anos, um número que atenderá a demanda observada em países onde a dengue é epidêmica.
http://www.revistabrasileiros.com.br/2014/11/primeira-vacina-contra-dengue-deve-ficar-pronta-ate-2015/#.VFkpUPnF_T8

Nenhum comentário:

Postar um comentário