terça-feira, 6 de maio de 2014

Marcelo Neri: Dados mostram que Brasil está mais próspero e menos desigual

Blog do Planalto  

"O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, disse, nesta segunda-feira (6), que o brasileiro médio teve um crescimento de 6,9% em sua renda, nos últimos 12 meses. Segundo ele, isso reflete o crescimento do mercadode trabalho do país, que ainda afirmou que os dados revelam que as pessoas de classes sociais menos favorecidas estão tendo um crescimento maior de ganhos.
“Em suma o Brasil está ficando mais próspero e mais igual, menos desigual, então estas são as duas tendências mais fortes, a tendência a prosperidade, apesar de alguma desaceleração econômica, a renda do brasileiro continua crescendo, o mercado de trabalho, etc., e dois, os brasileiros de menor renda, sejam eles mulheres, afro-descendentes, pessoas que moram na periferia, que moram em cidades do nordeste, pessoas de baixa educação, etc., todos eles estão tendo um crescimento acima dos outros grupos tradicionalmente incluídos”, afirmou Neri
Os dados sobre crescimento da renda e queda da desigualdade social, apontados pelo ministro, fazem parte de pesquisa sobre o bem estar da população brasileira que foi apresentada para a presidenta Dilma Rousseff.
“A gente basicamente fez uma avaliação do bem estar da população brasileira, das condições de vida, olhando quatro dimensões: a dimensão da prosperidade – ou seja, quanto a renda média está crescendo, não só o PIB (Produto Interno Bruto), mas a renda do brasileiro. A segunda dimensão é a dimensão da igualdade, quer dizer, os mais pobres estão tendo crescimento maior do que os outros”, explicou Neri.
“A terceira dimensão é sustentabilidade, será que este crescimento, está redução de desigualdade se sustentam no tempo; e a quarta dimensão é a dimensão da subjetividade, saber como os brasileiros sentem estas mudanças”, disse o ministro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário