terça-feira, 19 de abril de 2011

Governo quer aliar erradicação da pobreza a empregos

O Globo / Reuters

"O governo vai cruzar o "mapa da pobreza com o das oportunidades" de trabalho no plano que lançará nas próximas semanas para erradicar a miséria até o final de 2014, como prometeu a presidente Dilma Rousseff, disse a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, em entrevista à Reuters nesta sexta-feira.

"Nós queremos criar um ambiente para que as pessoas possam aproveitar as oportunidades que estão sendo colocadas no país", afirmou a ministra.

Essas oportunidades de emprego estão sendo mapeadas e, segundo uma fonte do governo, já está pronto um levantamento em pelo menos 70 grandes centros urbanos que integrará o plano. Esses dados mostram as demandas do mercado de trabalho em cada setor e região.

Com esses dados à mão, o governo pretende oferecer qualificação profissional específica para as pessoas que vivem em condição de extrema pobreza por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine).
A ministra lamenta que, apesar de o país estar crescendo e gerando empregos, a população de extrema pobreza não tem acesso a essas vagas por múltiplos fatores.

"Essas pessoas não têm acesso à informação como a gente tem. Boa parte delas não tem como ler um jornal. Não tem nem como pegar ônibus para ir ao posto Sine, nem sabe que existe. A gente pensa em comunidades isoladas na Amazônia, mas tem muita gente isolada nos centros urbanos", afirmou.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário