quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cablegate WikiLeaks: agora é o público que escolhe

Passados quase dois meses do lançamento dos documentos das embaixadas americanas, o WikiLeaks vai começar uma nova estratégia de divulgação aqui no Brasil.
A partir de agora, vamos deixar o público escolher quais os temas que devem ser pesquisados no arquivo de documentos e publicados no site do WikiLeaks.
Basta responder (aqui) a esse post pedindo um tema, figura pública ou evento a ser pesquisado, que eu vou selecionar os documentos. Todos os pedidos serão publicados, e os temas mais pedidos terão prioridade.
Para a divulgação, vamos fazer parceria com uma série de blogs e veículos independentes, entre eles:Carta CapitalConversa AfiadaLuis Nassif OnlineBlog do MelloEscrevinhadorViomundoNota de RodapéMaria FrôFazendo MédiaFutepocaElaine TavaresGonzumBlog do RovaiBlog da CidadaniaAltamiro Borges.
É um experimento inédito. Até agora, Globo, Folha e WikiLeaks estavam usando seus critérios para julgar quais documentos seriam publicados por vez, algo “de cima pra baixo”. Dessa vez, o próprio público vai decidir, invertendo a lógica da produção da notícia.
As publicações começam na próxima semana.
Com textolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário