sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Aleguá-guá: lançamento do novo livro ilustrado sobre o Corinthians

por Felipe Dias Carrilho
“Allez, go, ack” era o grito que as elites brasileiras bradavam nos campos de futebol no início do século 20. Significa “vai” em francês, inglês e alemão, respectivamente. Muito chique.
Acontece que a história do futebol no século passado é a história da sua apropriação pelas classes populares. O surgimento da corruptela “aleguá-guá” é um indicador preciso desse processo no Brasil. Nos primeiros anos da trajetória do alvinegro paulistano, o grito de guerra da sua torcida era: “Aleguá-guá Corinthians!”
E esse é justamente o título da graphic novel, que será lançada no dia 10 de janeiro, às 20h, no Bar da Torre do Parque São Jorge. Trata-se de um produto oficial do Corinthians, e o preço do exemplar é apenas R$ 10,00.
Se, em 2009, o departamento de marketing do clube promoveu o lançamento dos quadrinhos “Todo-poderoso Timão”, do consagrado e midiático Ziraldo, a novidade, em 2011, é um livro ilustrado feito por três autênticos torcedores corinthianos (com th mesmo).
Fernando Wanner, ilustrador e criador da Porto Zen Estúdios, Luiz Wanner, autor do texto, e Filipe Gonçalves, responsável pela pesquisa histórica, conduzem o leitor pelas primeiras décadas da saga alvinegra com precisão e abordagem inovadora.  
O contexto histórico geral – como o Centenário da Independência de 1922 ou a Revolução de 1924, entre outros exemplos – não é negligenciado, e a sua relação com a trajetória do Corinthians é sutilmente sugerida pelo traço delicado dessa obra original, autêntica e sem marquetagem.  
Vale conferir!  
by: O escrevinhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário