quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O velho medinho da nova direita



Agora é Ferreira Gullar que pegou o medinho-Regina-Duarte 

"Eu, pessoalmente, vejo com muita apreensão a possibilidade de uma vitória do PT na próxima eleição presidencial - disse o poeta Ferreira Gullar, ex-stalinista e ex-militante do PCB, ainda antes de 1964.

"Se isso ocorrer, nós podemos entrar num caminho bastante negativo. Porque, aí, essa 'era Lula' pode perdurar por muitos anos. E com consequências muito graves".

"Porque o Lula não é um democrata. E não é à toa que ele mostra simpatia por Chávez, por Ahmadinejad..."

"Ele tem horror à imprensa. [...] Como ele disse outro dia: 'A imprensa só é pra informar, não é para analisar ou especular'. (...)Toda informação que não convém a ele é 'especulação', é 'mentira', é 'conspiração'..."

"E, pior ainda, é o assessor dele: Marco Aurélio... Aquilo é inacreditável. A declaração dele de que 'tem de proibir filme americano na televisão, porque é igual à Quarta Frota..."

"O cara diz uma coisa dessas e ele é o coordenador da campanha da Dilma Rousseff. Então, é uma coisa ameaçadora, tá me entendendo?"

"E, se eles ganharem, eles vão se sentir autorizados a fazer qualquer coisa no País..."

"Que nem o Chávez está fazendo: abusa de tudo, fecha jornal, fecha rádio, fecha o diabo".

"(...) Esse é o temor que eu tenho em relação a essa situação(...)" - completou Gullar.

.............................

Falando sério, eu considero o Gullar um bom poeta brasileiro. Mas está se revelando, cada vez mais, um péssimo cidadão. Ele foi militante do velho PC brasileiro, portanto um stalinista convicto, mas que jamais fez autocrítica dos seus graves equívocos políticos, e no entanto, não se sente indecoroso nesse novíssimo look pseudo-democrata-de-longos-cabelos-de-chapinha.

Depois que se bandeou de mala e cuia para a direita medrosa ficou um sujeito insuportável. Com tanto argumento para criticar o lulismo de resultados (pela esquerda), Gullar, que é reacionário, mas não é imbecil, foi achar só aqueles mais mofados e subjetivos, as fobias da direita-século-19, todos que tem a ver com medo, temor, fantasmas anticomunistas, supostas conspirações protochavistas, risco ahmadinehjiano, blablablablá...

Dizem que no Brasil as pessoas têm memória fraca, mas isso é discutível. Vejam o que aconteceu com o serviçal da ditadura e alcaguete da repressão, o cantor Wilson Simonal. O cara foi mandado para a Sibéria do nosso esquecimento. Ele que chegou a ter uma popularidade que batia a de Roberto Carlos, na época, no final dos anos 60, início de 70.

Pois, Ferreira Gullar também deve ser remetido para uma Sibéria simbólica. Lá é o seu lugar, arquivado na geladeira da nossa indiferença. 
By: Diário Gauche, via Com textolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário