A pesquisa CNI-Ibope que mostra Dilma Rousseff à frente de José Serra reflete o início de uma nova fase na campanha pelo Palácio do Planalto. Embalada pela popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a candidata do PT começa a caminhar com as próprias pernas.
Dilma marcou 40% no Ibope. Serra obteve 35%. E Marina Silva, candidata do PV, 9%.

A petista assumiu a dianteira porque tem crescido a fatia do eleitorado que passou a saber que ela é a candidata de Lula. O postulante do PSDB se beneficiou durante boa parte da campanha do desconhecimento que parcela significativa da população tinha sobre a relação entre Lula e Dilma.
A pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe a lista de candidatos, já dá a Dilma a liderança na corrida. Nesse levantamento, ela obteve 22% de intenção de voto. Lula ficou com 9%. Serra marcou 16%. Marina, 3%.
O grosso do eleitorado entendeu que Lula não estará na cédula em 3 de outubro e que sua representante é Dilma e não Serra. O presidente ainda não entrou na campanha com a força toda. Já disse a auxiliares que vai viajar pelo Brasil e fazer campanha para a petista após as 18h e antes das 9h. Ou seja, um comício de noite e uma porta de fábrica pela manhã.
A associação Dilma-Lula será intensificada no horário eleitoral gratuito, que começará em 17 de agosto. Isso é uma má notícia para Serra, um candidato que ainda tem, na avaliação de analistas de pesquisas, uma fatia de eleitores que pode migrar para a petista. Seriam eleitores que optam no momento pelo tucano devido à sua taxa de conhecimento, o chamado "recall". Serra é candidato a presidente pela segunda vez. Já foi eleito governador e prefeito. Dilma faz a sua primeira incursão eleitoral.
Tudo indica que Dilma vem crescendo paulatinamente faz tempo. Ela não parou. Houve ondas de maior e de menor intensidade. De modo consistente, a petista tem sido cada vez mais vista pelo eleitorado como a herdeira de Lula. Aos poucos, o personagem principal da eleição vai passando o bastão para a ex-ministra da Casa Civil.
  • Registro presidencial
Lula já vem dizendo faz meses que Dilma se elegerá no primeiro turno.
kennedy Alencar, da Folha