sexta-feira, 12 de março de 2010

"The Guardian confirma radiação no Iraque"


Brizola Neto
Semana passada postei aqui uma matéria da BBC sobre o nascimento de inúmeras crianças com defeitos congênitos na cidade de Fallujah, no Iraque, uma das mais castigadas por bombardeios americanos contra a resistência iraquiana. Segunda-feira, o jornal inglês The Guardian publicou uma matéria relatando que um estudo oficial do governo – pró-americano – daquele país confirma que há elevados níveis de contaminação por urânio – numa versão empobrecida usada para dar mais capacidade de perfuração aos projéteis – e por dioxina, um organocloreto usado como herbicida ,mas também parte do infeliz “agente laranja” usado na Guerra do Vietnã pelos EUA.



Diz o jornal que “areas dentro e próximas das maiores cidades do Iraque, incluindo Najaf, Basra e Fallujah respondem por cerca de 25% dos locais contaminados, parecvem ser as comunidades que têm tido um aumento nos casos de câncer e defeitos de nascença nos últimos cinco anos.

O curioso é que, diante de uma barbaridade destas a comunidade internacional, preocupadíssima com substancias radiativas pensa em punir o…Irã. Sobre isso, como tenho dito, não sai uma linha nos nossos jornais.


PITACO DO Contramaré

- Confirmada radiação no Iraque, país assaltado - é este o termo - para a tomado do seu petróleo, sob a alegativa mentirosa da existência de armas químicas e bacteriológicas. Milhares de mortos. O PIG não comenta.
- Guantânamo é um tapa na cara do mundo. O PIG não comenta.
- Morte por greve de fome de um delinquente em Cuba. O PIG se assanha e o mundo quase vem abaixo. Sobra até pro Lula e pra Dilma. Que imprensa a nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário