segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

De ilusão também se vive...


...e mentindo se ganha muito dinheiro


Fosse jornalismo uma atividade séria e seus praticantes teriam que esclarecer o sentido de suas frases e palavras. No caso "percepção popular" e a percepção de quem, já que ele mesmo diz mais acima que 3/4 da população não pensou no assunto eleições presidenciais ainda?

Longe de mim combater a Liberdade de Expressão e querer proibir as pessoas de mentir, mas o fato do ex-deputado, senador, secretário de estado, ministro do planejamento, ministro da saúde, prefeito de São Paulo, candidato a presidente da república e atual governador de São Paulo cair consistentemente em todas as pesquisas realizadas por vários institutos por mais de um ano não significa alguma coisa? O fato do ultra-conhecido candidato não ganhar um voto e perder muitos pesquisa após pesquisa não indica uma tendência, no mínimo um teto eleitoral?

O fato do nome indicado espontaneamente pela população como seu candidato ser Lula, por ampla margem, não indica a tendência dessas pessoas votarem na candidata apoiada por Lula? É fato conhecido até do mundo vegetal que a pesquisa "espontânea", quando as pessoas são perguntadas em quem pretendem votar sem receber uma lista dos verdadeiros candidatos, é uma amostra muito mais representativa da intenção de voto faltando tanto tempo para a eleição, ainda mais com uma Copa do Mundo no meio.

Lula e Dilma somados têm o triplo da intenção de voto de Serra. Somente um terço dos que declaram votar em Lula declaram depois que, entre Dilma e Serra, votarão em Dilma. Isso mostra um potencial imenso de crescimento para Dilma e pouco, muito pouco, quase nada para Serra. Se a diferença fosse hoje estrondosa não seria tão importante, mas a diferença medida hoje é de 10 a 15 pontos. Só o apoio público e claro de Ciro Gomes a Dilma já acabariam com a pretensa vantagem de Serra.

Claro que é possível que nada disso aconteça, que o ultra-conhecido Serra comece a ganhar votos e Dilma pare de conquistá-los. É possível que o eleitorado não identifique Dilma com Lula mesmo depois de Lula passar agosto e setembro dizendo isso em rede nacional de rádio e TV. É possível que um meteoro atinja a Terra e destrua 90% das formas de vida ou até o planeta inteiro, mas a tarefa de jornalistas é analisar os fatos acontecidos e os previsíveis, com maior ou menor grau de especulação, mas baseada em fatos não em desejos.

Dizer hoje o que diz o moço acima é mentira. A "percepção popular" é que o Dunga não vai convocar o Ronaldinho Gaúcho, mas ainda assim o Brasil deve ganhar a Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário