sábado, 12 de dezembro de 2009

Lula é o líder latino americano melhor avaliado, diz pesquisa


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, é o pior colocado no ranking

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder latino-americano mais bem avaliado, revelou uma pesquisa do Latinobarómetro nesta sexta-feira. Já o ex-presidente cubano Fidel Castro e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, são os piores, afirma a mesma pesquisa. Lula fica atrás apenas quando o colega norte-americano, Barack Obama, entra no páreo.

De uma classificação que vai de um a dez, Obama recebeu 7, a mais alta, enquanto Lula ficou com 6,4.

Outros líderes bem avaliados estão a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em quarto lugar com 5,8, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, com 5,4, e o uruguaio Tabaré Vázquez, com 5,3.

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, e o equatoriano Rafael Correa, tiraram 5 cada.

Entre os pior avaliados estão o presidente boliviano, Evo Morales, que tirou 4,8, e sua colega argentina, Cristina Fernández, com a mesma nota. O peruano Alan García recebeu 4,7.

O ex-líder cubano Fidel Castro recebeu 4, enquanto o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ficou com a pior nota da pesquisa, 3,9.

Com relação à avaliação, as diferenças são dadas, sobretudo, por questões econômicas. "Essa é a diferença das reformas e políticas macroeconômicas praticadas na América Latina nos últimos anos", disse Marta Lagos, diretora do Latinobarómetro.

- Não estamos diante de cidadãos ingênuos, que não reconhecem as dificuldades do dia atual, por toda a pesquisa vemos como os cidadãos percebem os problemas da crise.

A avaliação, incluída na pesquisa e publicada na sexta-feira em Santiago, no Chile, considerou 20.204 entrevistas em 18 países entre 1º de setembro e 26 de outubro, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais no R7
Postado por Glória Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário