quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Chuva em SP: Evitar, ninguém pode; preparar-se, sim



Ninguém pode deixar de se sentir triste e solidário com os problemas enfrentados ontem em São Paulo, sobretudo pelas seis mortes registradas com o temporal. Qualquer grande cidade brasileira está sujeita a isso e temporais não são culpa dos governantes.

O que lhes cabe, sim, é criar sistemas eficientes de alerta, prevenção e preparação dos centros urbanos nos temporais que não podem ser controlados. E, sejamos honestos, a preparação nem sempre é perfeita, por mais esforço que se faça.

Fique claro, portanto, que a ideia deste post não é fazer demagogia, culpando os governantes de São Paulo pela chuva fortíssima. Fortíssima, mas não imprevisível. Choveu em torno de 70 mm na capital paulista. Muito, mas não inédito. No dia 29 de janeiro do ano passado, choveu 59 mm na capital, segundo informe oficial da Prefeitura.

A Folha de S. Paulo, cujas simpatias pelo governador Serra são mais que evidentes, registra, na sua edição de hoje:

Segundo as autoridades paulistas, a culpa de tanto estrago é do volume de água que vem caindo. As falhas do poder público, porém, são evidentes.
A bomba de uma usina na marginal Pinheiros, instalação sob responsabilidade do governo do Estado que ajuda a diminuir o nível do rio e alivia a situação também no Tietê, não funcionou. Já a prefeitura da capital nem sequer tem um plano contra enchentes -a cidade não fez até hoje um diagnóstico nem apresentou as ações de prevenção exigidas em lei federal que vigora há três anos.


O novo radar meteorológico comprado no mês de outubro pela Prefeitura de SP funcionou?
Seria interessante, porém, que a imprensa apurasse quais foram exatamente as providências tomadas pelas autoridades. Há pouco mais de um mês, por exemplo, a Prefeitura de São Paulo comprou um radar meteorológico desenvolvido pelo Laboratório de Hidrometeorologia, da Universidade de São Paulo (USP). Começaria a funcionar em dezembro, com capacidade de prever a formação de temporais a quilômetros de distância até uma hora antes da chuva cair. Funcionou? Não funcionou? Por que?

Não há informações. De qualquer forma, parece ser mais eficaz que o convênio assinado em 2005 pelo então pelo então prefeito paulistano, José Serra, com a folclórica Fundação Cacique Cobra Coral e seu “braço meteorológico”, a Tunikito Meteorology Ltda, que reproduzo no início deste post. Não acredita? Se eu não tivesse visto, também não acreditaria. Pode conferir aqui. Aliás, não é exclusividade dele. No Rio, Cesar Maia também fez e, não sei porque, Eduardo Paes o renovou.

Um novo radar meteorológico desenvolvido pelo Laboratório de Hidrometeorologia (LabHidro) ligado à Universidade de São Paulo (USP), entrará em funcionamento em dezembro na região metropolitana. O equipamento tem a capacidade de prever a formação de temporais a quilômetros de distância até uma hora antes da chuva cair.

Do blog de Brizola Neto

Um comentário:

  1. Convenio da FCCC com a Prefeitura de SP foi Suspenso pela FCCC em Setembro último devido a Prefeitura nao ter feito sua parte, Combatendo as Causas dos problemas, a FCCC combate os Efeitos. www.fccc.org.br

    Nota da Monica Bergamo de 10.09.2009:

    Folha de Sao Paulo
    Sao Paulo, 10 de Setembro de 2009

    Coluna Monica Bergamo

    Convenio Suspenso


    A fundação esotérica Cacique Cobra Coral, que diz prever e controlar o tempo, anuncia que está rompendo, por tempo indeterminado, o convênio que tem com a Prefeitura de SP. "Mandamos um e-mail ao prefeito Gilberto Kassab. Sempre somos acionados quando os meteorologistas preveem chuvas fortes. Nesta semana, nada foi feito. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, nos chamou e pudemos trabalhar. Lá, choveu menos", diz Osmar Santos, diretor da fundação. Ele diz que os esotéricos só voltam a trabalhar depois que Kassab indicar um auxiliar responsável pela interlocução com a fundação.

    GRANIZO
    E o diretor da Cacique Cobra Coral faz um alerta aos paulistas: "Comprem um caiaque. Choveu só 1% do que estamos prevendo para o verão".

    PS:Em novo alerta enviado dia 09 ultimo a FCCC voltou a alertar SP: Choveu até dia 08.12.09 apenas 8% do esperado pela FCCC para o verao que ainda vai começar em Janeiro(Calendario da FCCC) e vai até Maio 2010.

    ResponderExcluir