sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SANTO DE CASA FAZ MILAGRE

MAIS VALE ACENDER UMA LUZ

QUE MALDIZER A ESCURIDÃO


Na Câmara Municipal, o clima de oba oba, discussão de matérias irrelevantes e de omissão diante de questões fundamentais para o bom funcionamento do município parece estar mudando , pelo menos um pouquinho. No debate sobre o Plano de Saneamento promovido pelo Partido dos Trabalhadores no último dia 13, a presença do vereador Rogério Frediani livrou a Câmara Municipal do vexame de completa omissão. Demonstrando a sua sensibilidade para os problemas locais, na terça feira, o mesmo Frediani trouxe de volta para Ubatuba a Sra. Maria Regina Filomena de Luca Miki, filha do Dr. De Luca, médico muito querido por todos aqueles que o conheceram quando vivo entre nós.

O motivo do convite e da homenagem prestada à Dra. Maria Regina foi a competência demonstrada por ela quando nomeada para exercer o cargo de Secretária de Segurança de Diadema, cidade do ABCD conhecida pelo seu alto índice de violência e de homicídios.

De acordo com seu relato, ficou sabendo de sua nomeação quando procurada pelos jornalistas para saber quais seriam a medidas a serem tomadas por ela. Lembra que se sentia completamente incapaz e sem qualquer experiência nessa área. O conhecimento e o reconhecimento de sua competência foram conquistados pelo seu trabalho na área de regularização fundiária.

Essa experiência levou-a a colocar como prioridade o mapeamento da cidade de maneira a identificar as áreas e horários de maior índice de violência. O mapa demonstrou que a violência e o crime cresciam onde o Estado não se fazia presente. Em bairros onde não havia equipamentos de lazer e de cultura, o único ponto de encontro eram os bares, onde o consumo exagerado de álcool e drogas era um dos fatores decisivos dessa violência. Suas vítimas eram jovens do sexo masculino, pobres e negros. Para implantar a limitação de horário dos bares no período noturno, o apoio dos evangélicos foi fundamental. Os que eram contra alegavam que haveria perda de empregos e diminuição da economia local. Apesar disso, apenas um vereador votou contra e nunca mais foi reeleito. O índice de homicídios despencou de 120 para 14 a cada 100 mil habitantes.. Com isso, a confiança dos empresários na segurança do município aumentou e a renda passou de 209 milhões para 600 milhões anuais.

Para conseguir a confiança da população e a sua adesão, foi necessário um trabalho fora do gabinete, no contato com a população, chegando-se a realização de mais de 100 audiências públicas no espaço de dez meses. O bens públicos colocados à disposição e ao uso da população, passou a ser gerenciado por essa mesma população como bens que a ela pertencem e que a ela cabe zelar. Como resultado dessa postura, diminuiu a depredação.

Para superar a falta de recursos foi necessária a parceria em projetos com as secretarias com mais recursos humanos e materiais – a educação e a saúde – para proporcionar equipamentos de lazer e cultura. Consciente de que a segurança é um direito da população e, respaldada pelos resultados alcançados, passou a lutar pela garantia de mais recursos para ampliar e dar continuidade as ações planejadas.

Os resultados positivos do trabalho ganharam divulgação mundial, ocasionando convites para apresentação da metodologia, inclusive para a Rainha da Inglaterra. Hoje, o trabalho passou do município para o âmbito federal devido ao fato da Sra. Regina ser uma das principais assessoras do Ministro da Justiça, Tarso Genro, e de fazer parte Conselho Mundial de Democracia e Combate às Drogas.

Concluindo a sua fala, a Sra. Regina agradeceu às pessoas que contribuíram para a sua formação e se colocou à disposição do município no que lhe for possível e de sua competência.

Cumpre lembrar que no início do primeiro mandato do Sr. Prefeito Eduardo César, tivemos entre nós parte da equipe do Projeto RAC – Redescobrindo o Adolescente na Comunidade, desenvolvido no Jardim Ângela, na cidade de São Paulo, e que também conseguiu reduzir muito a taxa de homicídios na região, tendo como um dos seus produtos a edição de um livro patrocinado pela Telefônica, no qual a equipe relata e analisa o desenvolvimento do Projeto.

Rui Grilo – ragrilo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário