domingo, 15 de novembro de 2009

Daniel Dantas mandou, Gilmar Mendes obedeceu:STF quer tudo da Satiagraha

O Supremo Tribunal Federal determinou ao juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, encaminhe à corte máxima do Judiciário cópias dos documentos confidencias que fazem parte do processo da Satiagraha - investigação contra o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. A decisão é do ministro Eros Grau, que acolheu em caráter liminar reclamação do engenheiro Dório Ferman, braço direito de Dantas. O ministro ordenou "a produção das cópias das mídias, discos rígidos e pen drives".

Na quinta-feira(12), a pedido do banqueiro Daniel Dantas, o Conselho Nacional de Justiça abriu novo procedimento para investigar se o juiz federal Fausto Martin De Sanctis desobedeceu o presidente do STF, Gilmar Mendes, quando decretou a segunda prisão de Dantas, em julho de 2008. O banqueiro quer que o CNJ, também presidido por Gilmar Mendes, faça a revisão do julgamento do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que, em maio, absolveu De Sanctis da acusação de ter desrespeitado uma decisão do ministro.Viu aqui essa notícia

Hoje, STF autoriza investigado da Satiagraha a acessar processo

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou um investigado da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, a ter acesso ao processo sigiloso decretado pela Justiça Federal de São Paulo. Uma liminar concedida pelo ministro Eros Grau determina que o juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto Martin De Sanctis, encaminhe imediatamente ao STF cópia dos documentos e materiais apreendidos na sede da empresa Angra Partners Gestão de Recursos e Assessoria Financeira Ltda., na investigação sobre o engenheiro Dório Ferman, diretor-presidente do Banco Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.

A empresa Angra é sucessora do Opportunity Equity Partners na gestão de fundo de investimento em ações. Na liminar, o ministro Eros Grau sustenta que o STF já tomou decisões anteriores para permitir o acesso de investigados aos autos do processo, ainda que sigilosos.Em abril, os arquivos da Angra Partners foram apreendidos pela Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da PF em busca autorizada pelo juiz Fauto de Sanctis. O engenheiro Dório Ferman, junto com outras 12 pessoas, entre elas Daniel Dantas, foi denunciado pela Procuradoria da República por crimes de gestão fraudulenta, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário