sábado, 14 de novembro de 2009

Lula e o blecaute: "Quero apuração correta"

Lula diz que análises sobre apagão são "achismo" e compara caso ao acidente da TAM, de 2007

por Maurício Savarese

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta sexta-feira (13) de "achistas" as opiniões de especialistas até o momento sobre o apagão que atingiu 18 Estados na terça-feira. Segundo Lula, existem críticos aparentemente satisfeitos com o incidente, assim como na tragédia com um avião da TAM em São Paulo, que matou 199 pessoas no aeroporto de Congonhas em 2007.

O presidente disse que vai aguardar mais investigações sobre o incidente e criticou os "achistas". "Tenho notado algumas pessoas falando do apagão com o mesmo prazer que falavam culpando o governo quando o avião da TAM teve o acidente em Congonhas. Disseram que o governo ia carregar 200 mortos nas costas. Depois, disseram que era a Infraero. Até que a verdade foi aparecendo e prevaleceu que foi falha humana, que pode ter sido problema técnico", afirmou o presidente a jornalistas, após abertura de um congresso em uma faculdade de São Paulo.

Na quinta-feira (12), o governo deu por encerrado o assunto e atribuiu a falta de energia elétrica a "raios, ventos e chuva", nas palavras da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. "O sistema é robusto, bem estruturado. Agora nada neste mundo pode ser tão estruturado que possa suplantar alguma coisa que foi causada por intempéries ou por falha humana que não sabemos ainda", afirmou Lula.

Questionado sobre se as críticas se destinam à oposição, Lula negou. "São esses especialistas que vão à mídia. Vocês é que conhecem", completou. "Esse não é assunto de análise política, é de análise técnica. Estamos na fase do 'achismo', mas depois vamos entrar na fase dos resultados mais objetivos.

O presidente também disse que existe uma "deformação" nas comparações da falta de energia no Brasil em 2001 com a de agora. Ele descartou as hipóteses de sabotagem e afirmou que não se pronunciou logo após o incidente "porque tinha que ouvir antes de falar".

"O que eu quero é um resultado final depois de uma apuração correta para que a opinião pública brasileira fique sabendo o que aconteceu", disse Lula.

Comentário do Aguinaldo: Ah, gente voces são chatos. Se a oposição não tiver nenhum argumento a coisa vai ser sem graça demais. Acho que Serra deveria ter saído na hora do apagão para assustar as pessoas: buuuuuu. Já pensaram? O apagão, mais a feiura "por fora" dele, o Lula ia cair uns 15 pontos na pesquisa. As mães das criancinhas vão dizer: "viu seu Lula; vc deixou a gente no escuro e um monstro assustou meu filhinho..."


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário