quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PETROBRASE NÃO PETROBRAX

Descarte de efluentes do Comperj: resposta a O Globo
30 de setembro de 2009 / 00:10




Pergunta

Como conversado por telefone, tivemos a informação de que a Petrobras estaria estudando a possibilidade de construir um emissário submarino na costa de Maricá para lançar adequadamente os efluentes produzidos pela empresa no Comperj. Gostaria de confirmar a informação e saber se ainda está em fase de estudo ou a empresa já decidiu por essa solução. Mesmo que ainda esteja em estudo, vale matéria. Gostaria de obter detalhes do projeto, como mapas localizando as instalações, investimento, capacidade do emissário, se o emissário vai captar efluentes domésticos de toda a região, etc.

Resposta

A Instrução Técnica emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão ambiental responsável pelo licenciamento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), orienta que sejam estudadas três alternativas para o descarte de efluentes do complexo (Baía de Guanabara – via São Gonçalo e via Niterói – e Maricá). No momento, a Petrobras está em processo de licitação para a contratação da empresa que vai elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (Eia-Rima) e estão sendo feitos os levantamentos preliminares para subsidiar o projeto.

Somente após a conclusão dos Estudos de Impacto Ambiental será possível apresentar ao Inea a análise das alternativas, para que em conjunto com aquele órgão seja escolhida a mais indicada.

Compartilhe:
Serviços:

Nenhum comentário:

Postar um comentário