quarta-feira, 30 de setembro de 2009

outro olhar nas pesquisas

Tucanos e imprensa estão comemorando o que? Serra desceu serra a baixo


O índice da pesquisa CNI/Ibope que mede a rejeição dos candidatos apontou 40% para a ministra Dilma Rousseff, provável candidata do PT nas eleições do ano que vem. Os blogs de aluguel do PSDB, imprensa e oposição estão em festa.Vamos "destrinchar" os números para ver se os tucanos podem comemorar antecipadamente?

A pesquisa divulgada nesta terça-feira perguntou aos entrevistados quais candidatos conhecia, em quais votaria e em quais não votaria "de jeito nenhum". Os mais conhecidos entre a população - governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o deputado Ciro Gomes (PSB)

Dos entrevistados, 66% conhecem Serra, 60% votariam nele e a outra metade, 30% não votariam nele "de jeito nenhum". Ou seja, Serra tem 30% de rejeição.



Quando a pergunta é feita em relação Dilma, apenas 32% dos ouvidos conhecem a ministra, 32% afirmam que votariam nela e 40% dos entrevistados afirmam que não votaria de jeito nenhum.- Não se esqueçam que na pesquisa estimulada da CNT/Sensus do dia 8 de setembro, Dilma, tinha 19,9% de intenção de votos...Agora, 32% dizem que vão votar na Dilma

Já Serra tinha 39,5% dos votos, na pesquisa CNT/Sensus . Agora, na pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira, Serra está com 34% das intenções de voto. A Folha está comparando a pesquisa de hoje com a pesquisa Ibope anterior, para dizer que Serra perdeu 4 pontos só...Mas, se for comparada com a CNT/Sensus, Serra caiu 5.5%

Pois bem, é necessário levar em conta Dilma é conhecida por apenas 32% dos brasileiros, e desses 32% sim 40% a rejeitam. A maioria do povão (os outros 68%) que conhecem de perto as benfeitorias do governo Lula - não que outros não conheçam, mas levados pelo preconceito não assumem que grande governo o Lula está fazendo - passarem a conhecê-la, vocês tem alguma dúvida de que ela crescerá exponencialmente?

Um dos analistas da pesquisa, Amauri Teixeira, no entanto, afirma que ainda é "muito cedo" para se dizer que a candidata estaria "fora" da disputa por causa deste resultado.

"Faltando pouco mais de um ano para as eleições, essas informações devem ser analisadas com atenção, dada a diferença expressiva de conhecimento entre os concorrentes", diz o texto da pesquisa..Aqui do Terra

É impresionante a pouca capacidade da imprensa brasileira e da oposição em analisar uma notícia...Muitos já estão dando declarações comemorando. Calma pessoal, Falta ainda um ano para a eleição. A regra é clara. O jogo só termina no segundo tempo com apito do juiz.

Oposição e imprensa eufóricos com o fato de, segundo eles, a Dilma estar com 40% de rejeição.Mas ninguém questionou os 30% de rejeição do Serra, que para a Folha é "apenas"

A depender da pesquisa divulgada hoje, a névoa que impede os tucanos de enxergar mais longe ainda não se dissipou. José Serra lidera todos os cenários, tem votos consolidados em torno de 20%. Mas a rejeição aumentou e Serra desceu a serra, perdeu 4 pontos.

A pesquisa CNT/Sensus, do dia 8 de setembro, mostrou que Lula tem um potencial de transferência de votos de 20,8%, que foi o total de entrevistados que dizem que só votariam no candidato indicado por ele.Lembram? Se não lembram veja aqui. Em maio, esse indicador estava em 21,5%. O diretor da Sensus, Ricardo Guedes, disse que apesar da ligeira queda, o porcentual de transferência é "muito alto", já que tradicionalmente esse índice é de 5%.

Só um ponto da pesquisa deixou os partidos contentes: A pesquisa espontânea mostra que 58% ainda não escolheram candidato. Ou seja, o eleitor está cuidando da vida e só vai decidir em quem votar na época certa. Fora isso, a pesquisa deixou todos como aquela moça que vai para a primeira prova de um vestido de alta costura e sente algo "pinicando". A sorte é que a festa ainda está longe e dá tempo de corrigir defeitos, fazer dieta ou até mesmo mudar o modelito. É nisso que todos vão trabalhar até a hora de brilhar na telinha do horário eleitoral gratuito.Então a pergunta. Os tucanos estão comemorando o que?

Ahhh o Ciro

Ciro afirmou que há um acordo entre o PT e o PSB de decidir, no prazo limite de fevereiro do próximo ano, junto com o presidente Lula e com a ministra Dilma, se haverá um ou dois candidatos da base.

Apesar de estar bem situado nas pesquisas, Ciro Gomes disse não estar descartada a possibilidade de transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo. "Eu dei ao meu partido a faculdade de decidir por essa transferência de domicílio eleitoral. Reafirmei a minha intenção de ser candidato à presidência da República, mas respeito e assumiria com entusiasmo qualquer outra tarefa que o meu partido a mim me desse inclusive eventualmente ser candidato a governador de São Paulo", afirmou.

Ciro, disse em que condições poderia transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo. "Desde que seja para reunir a inteligência crítica de São Paulo em torno de um projeto. Não farei de conta que tenho intimidade e que tenho rotina com as questões de São Paulo. O que eu posso oferecer é minha experiência, é espírito público, é uma vivência, um conhecimento de causa para reunir a inteligência que acha que São Paulo precisa de alternativa", afirmou. "Para outra missão menor, ninguém conte comigo. Eu não me presto a esse serviço", completou.

Ciro Gomes disse ainda que Dilma é vítima de uma campanha permanente. "Há contra a Dilma um fenômeno que já aconteceu comigo que é uma desequilibrada agressão contra ela. É um processo de difamação contra a Dilma permanente, grave, que é só a tentativa de obstruir a projeção da liderança do projeto que o Lula representa. Isso é o que eu acho. A Dilma não tem sossego".Viu? esse é o cara que pode derrotar os tucanos enraizados em S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário