quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

São Sebastião tem pior desempenho na geração de emprego da região em dezembro


O fomento do emprego classificou São Sebastião na 145º posição no Estado, segundo o Caged
Leonardo Rodrigues

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que o fim do ano de 2014 não foi bem aproveitado na geração de emprego em São Sebastião. A época que é associada ao início da temporada com a chegada do verão, não esquentou o mercado de trabalho e garantiu ao município a colocação de 145 entre as 370 cidades avaliadas no Estado de São Paulo. Porém, o baixo desempenho sebastianense não foi acompanhado pelas cidades vizinhas. Os demais municípios do Litoral Norte estão entre os oito no ranking do Estado no último mês do ano.  
Em dezembro, por razões sazonais que marcam a série do Caged (entressafra agrícola, férias escolares, período de chuvas, término das festas no final do ano), que permeiam quase todos os setores/subsetores se verifica um melhor aproveitamento de Ubatuba, que se figurou em segunda melhor posição no Estado. 
No mercado ubatubense registrou-se a oferta de 1.068 empregos com carteira assinada, contrastando apenas com 607 desligamentos. Com um saldo de 461 novos postos de trabalho, a cidade teve uma variação do emprego, que tem como referência o estoque do mês anterior, de 3,24%. 
Caraguatatuba aparece como o quarto melhor desempenho do Estado. Com 1.336 admissões, os números se reduzem a 204 novos empregos, já que no mesmo mês houve também registrado 1.132 desligamentos. Assim, Caraguá ficou com uma variação real de 1,1%. 
Em Ilhabela, o fim do ano marcou o arquipélago na oitava posição no ranking estadual.  Com 356 novas carteiras de trabalho assinadas frente a 228 demissões, o município teve um saldo de 128 novos postos de trabalho e uma variação empregatícia de 2,3%.  São Sebastião na 145º colocação no Estado registrou em dezembro, começo de temporada, mais desligamentos que admissões. Foram 788 novas ofertas de trabalho que não superam as 872 demissões no mesmo mês. Com um saldo negativo, -84, a variação real de mercado seguiu mesma tendência e apontou -3,13%. 

2014

Contudo, os números vistos durante os 12 meses de 2014, revelam uma expansão no Litoral Norte, oriunda principalmente da geração de empregos nos setores de Serviços e da Construção Civil. Ao avaliar um balanço anual, São Sebastião apresenta saldo positivo. 
Apesar de não fechar o ano com chaves de ouro, o Caged indica que São Sebastião teve um melhor saldo da região, com 389 empregos celetistas no ano passado. Durante 12 meses, houve a geração de 8.963 empregos com carteira, alinhavados também com 8.574 desligamentos. 
O destaque em São Sebastião ficou por conta da oferta de empregos na Construção Civil, com uma variação de emprego de 22,31%, e um saldo de 471 celetistas. 
Outro município que teve bom desempenho no mesmo setor foi Caraguá, que apresentou saldo real similar a cidade vizinha, de 22,11%, também na Construção Civil. Caraguá teve saldo anual de 217 empregos com carteira assinada. 
Já Ilhabela e Ubatuba apresentaram como destaques o fomento de empregos no setor de Serviços, com melhor desempenho aos ubatubenses.  Com 7.344 admissões e 7.043 desligamentos, Ubatuba apresenta saldo de 301 celetistas e uma variação anual de 2,08%. 
Porém, em Serviços, a cidade apresentou ano passado saldo de 285 ofertas de empregos e saldo de 3,45% no setor. Tais números são derivados do contraste de 4.076 admissões e 3.791 desligamentos.  Ilhabela teve em 2014, um mercado de emprego que contratou 2.887 e desligou 2.835, o que acarretou saldo de 52 empregos com carteira assinada. Esses números acarretaram em um desempenho anual á Ilha de uma variação do emprego de 0,91%. 
Porém, com Serviços, os ilhabelenses tiveram maior ganho, com saldo de 88 no setor e uma variação real do ano passado de 2,39%. 


sugado do: http://www.imprensalivre.com.br/novosite/noticia/39000/sao-sebastiao-tem-pior-desempenho-na-geracao-de-emprego-da-regiao-em-dezembro-/#.VNugff9Z3vc.facebook
Foto: Infográfico/PMK

Nenhum comentário:

Postar um comentário