sábado, 18 de outubro de 2014

O corrupto sou eu


Dia de eleição e as redes sociais são inundadas por mensagens indignadas postadas por brasileiros honestos que se manifestam contra a corrupção. Amigos, amigas, amigos de amigos todos apelam para que votemos corretamente – ou seja, para que não elejamos corruptos. Imagens cheias de graça, com o rosto dos candidatos repletos de interferências e frases de efeito bem sacadinhas (na verdade, apenas bobinhas) exigem o fim da roubalheira. O problema do Brasil – de acordo com as redes sociais na véspera da eleição – é a corrupção. O recado é: resolvido isso resolveremos tudo. Vai, Brasil. Muda, Brasil. Vota certo, Brasil.
Para quem se dispõe a analisar a questão um pouco mais a fundo fica claro que embora a corrupção seja um problema ela é ainda mais grotesca quando usada para esconder outros problemas, alguns ainda maiores.
O povo que sai gritando contra a corrupção e “a favor do Brasil” talvez não saiba que ela lesa os cofres públicos cinco vezes menos do que a sonegação fiscal. Em 2013, a sonegação custou 415 bilhões aos cofres públicos, enquanto a corrupção torrou aproximadamente 80 bilhões no mesmo período. Para que comparemos com um continente usualmente reverenciado pela galera que se levanta exclusivamente contra a corrupção, a Europa perde anualmente 400 bilhões (de reais) para a corrupção.
Outra coisa que a turma de “vamos votar de amarelo para mostrar que não aguentamos mais tanta corrupção” se esquece de dizer é que para cada corrupto há pelo menos um corruptor – esse vindo do setor privado, segmento tão amado pelo neo-liberal patriota. Então, apenas para fins de coerência moral, seria legal se essa turma que se revolta contra o corrupto colocasse na mesma indignação o corruptor porque não existe um sem o outro. Tipo: Grita “Pelo fim do político corrupto!” mas em seguida grita: “Pelo fim do empresário corruptor!”. Nas redes sociais que eu frequento todo mundo se esqueceu do corruptor, mas fica a dica para 26 de outubro.
E, claro, se o problema é o absurdo de o dinheiro ser desviado dos cofres públicos é também hora de gritar contra o sonegador porque o dinheiro que ele omite da declaração e os truques usados para pagar menos imposto também são desvios de dinheiro público já que, por lei, esse dinheiro deveria ser entregue ao governo.
E aqui não cabe discutir se o imposto é alto ou não porque estamos falando de burlar a lei. O que vale é lembrar que, historicamente, quem mais sonega é quem mais arrecada. Ou, visto por outro ângulo, quem menos precisa do dinheiro. (Fica aqui outra dica para os indignados que no dia 26 de outubro vão sair postando mensagens contra a corrupção em redes sociais: faz aí uma mensagenzinha descendo a lenha no sonegador também).
A diferença entre eles é que o sonegador fere cinco vezes mais a economia do Brasil do que o corrupto, especialmente se considerarmos que boa parte dessa grana nem no país fica (nações em desenvolvimento como a nossa perdem um trilhão de dólares para a evasão fiscal).
Tirando o fato de um crime custar cinco vezes mais à economia do que o outro, existe diferença entre o corrupto e o sonegador se eles praticam a mesma malandragem?
Mas a gente pode ir um pouco mas fundo nesse raciocínio e fazer com que ele fique dolorido.
Quem nunca deu aquela sonegada? Quem nunca pensou: ah, nem fudendo vou dar toda essa grana para o governo. O dinheiro some mesmo, melhor que fique comigo do que com político ladrão, até porque tô bem a fim de trocar de carro. Quem nunca comprou sem nota fiscal, ou vendeu imóvel por um preço menor no papel ou deu aquela ajeitadinha marota na declaração?
A despeito do que achemos que acontece com o dinheiro quando ele sai de nossas mãos e vai para o governo não nos é dado o direito de cometer um crime porque “faremos um melhor uso desse dinheiro”; assim como não é dado o direito a uma mãe de roubar leite para que seu filho possa se alimentar, ainda que esse segundo crime seja infinitamente menos imoral do que o da sonegação.
Como temos a ousadia de nos colocar em balaios diferentes do político que rouba grana do povo? “Sou homem, nada do que é humano é alheio a mim” (Terêncio, 170 A.C). Um conceito básico de moralidade é julgar a nós mesmos com os mesmos valores éticos que julgamos os outros, mas raramente fazemos isso. O sonegador se justifica silenciosamente: “sonego porque o governo roubaria esse dinheiro, e o governo não pode roubar. Isso é imoral”. Quais serão as justificativas do corrupto a fim de dar aquela moralizada no roubo? Ele certamente as tem, assim como o corruptor também construirá as suas.
A verdade é que o que todos queremos é um dinheiro a mais no bolso e justificamos dizendo que o dinheiro não chegaria mesmo a quem mais precisa dele – exatamente como o político, e em detrimento de dar uma chance para que esse dinheiro seja usado em projetos sociais, ou em saúde, ou em infra-estrutura ou seja lá onde for. A escolha é entre manter a grana com a gente para os mais devidos usos particulares ou dar uma chance para que ela seja usada em benefício da comunidade. A gente se ilude com a convicção de que ela pararia mesmo no bolso de algum político corrupto, então dane-se.
Podemos deixar a reflexão ainda mais dolorida se analisarmos a corrupção como um desvio de conduta, uma deslealdade com o próximo já que, ao sonegar, nem damos a oportunidade para que a grana seja usada em benefício de uma comunidade mais carente. Quem anda pelo acostamento da estrada está cometendo um desvio de conduta e dando uma banana para o camarada que, não indo pelo acostamento, terá que ficar mais tempo no trânsito porque o desvio de conduta do malandro do acostamento lá na frente vai virar funil e o funil deixa o trânsito ainda mais lento para o otário que não trafegou ilegalmente pelo acostamento.
Quem para em fila dupla está cometendo igualmente um desvio de conduta. Quem falsifica carteirinha estudantil também. Ciclistas que saem das ruas e vão para a calçada idem. Podemos continuar esse raciocínio indefinidamente. Que comportamento teríamos nós, os capazes de cometer desvios de conduta por menores que sejam, diante da chance de nos corromper? Existe diferença entre os mais variados tipos de desvios éticos? Existe uma tabela de peso moral para diferentes desvios? O pequeno pode, o grande não? Somos assim tão melhores do que o outro? Como saber de que forma agiríamos no lugar deles se burlar a lei não parece ser um problema no dia-a-dia?
Para todos os desvios sempre haverá uma explicação porque, afinal, não somos maus e eu precisei ir pelo acostamento porque estava atrasado e sinto muito se coloquei em risco a vida de alguém fazendo isso, ou se deixei o trânsito ainda pior para o cara que agiu corretamente, mas tento ir com atenção porque não sou uma pessoa má, apenas tinha um compromisso e o trânsito estava me ferrando.
No fim do dia fica apenas uma certeza: todos os desvios são criminosos e imorais ainda que justificáveis.
Então, temos duas opções. Ou paramos com esse discurso infantilizado, superficial e incompleto de que o problema do Brasil é político corrupto, ou mudamos de atitude, nos incluímos no problema e passamos a ser e executar as mudanças que gostaríamos de ver no país. Em vez de sair pela rua com cartazes “o problema do Brasil é a corrupção” talvez devêssemos fazer outros que digam “o problema do Brasil sou eu”.
Mas, mais importante, é entender que enquanto todos nós formos corruptos, corruptíveis e corruptores – em pequenos ou grandes níveis – as coisas dificilmente mudarão. Um pouco de hipocrisia talvez seja essencial para que vivamos em comunidade, mas altas doses de hipocrisia corroem uma sociedade — de cima para baixo.
http://blogdamilly.com/2014/10/06/o-corrupto-sou-eu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário