sábado, 30 de abril de 2011

10 traços da personalidade do povo brasileiro

Esse papo de que o brasileiro é feliz, de bem com a vida, persistente e receptivo, comigo não cola. Em alguns casos até que sim. Mas no geral, pelo que vivencio e observo, a nossa sociedade é um tanto quanto problemática.

Então resolvi listar 10 coisas que atrasam o povo brasileiro. 10 dentre tantas. E procurei não dizer citar as mais óbvias e comuns, como: corrupção, impostos e essas coisas de política.


1 - Falta de nacionalismo: Brasileiro acha que ser nacionalista, ter amor à pátria é torcer pra seleção de futebol. E mesmo assim, só na Copa do Mundo. Se for em outra época ou em outro esporte tanto faz. Mas na Copa temos que mostrar nosso orgulho de ser brasileiro. É a mesma convera de que exercemos a democracia apenas na hora do voto. Aí, quando mostram o patriotismo dos norte-americanos, ingleses e chineses, dizemos que eles são neuróticos.

2 - Povo manipulável: As pessoas se acostumam e são condicionadas a sempre ouvir um lado da história, e tomam isso como verdade. Os meios de comunicação determinam o modo como a sociedade brasileira pensa e age. Julga, pré-julga e pós-julga no mesmo ritmo da televisão (só pra citar a principal)




3 - Curiosidade bossal: Brasileiro é curioso demais. Cruz credo! Não sei se é por causa das novelas, de ficar acompanhando a vida dos outros, mas é irritante isso. Brasileiro adora viver a vida dos outros, e dar opinião. Por isso que Big Brother aqui faz sucesso.

4 - Copia tudo: Essa eu acho que é a que mais me estressa. O brasileiro e sua mania de copiar tudo o que é de fora. Sempre quando eu vejo alguma novidade, seja na televisão ou em alguma empresa, eu já desconfio de que foi copiado. O Brasil está perdendo a sua identidade, a sua cultura, para se "adaptar" ao mundo. Nos telejornais é tudo copiado. A central de jornalismo ao fundo, o letreiro com as notícias no rodapé, a ordem das notícias, a disposição, tudo, tudo, tudo. Isso sem contar os programas né. tudo cópia: Show do milhão, CQC, A Liga, O aprendiz, os rídiculos programas da manhã. E o pior é que se um brasileiro chegar com uma ideia, eles vetam, mas se for algo que deu certo no exterior, eles compram e copiam.

5 - Consumista: No Brasil você vale pelo que você tem, e não pelo que é, pelo que pensa, pelo que fez. De pouco vale você falar 3 idiomas, ter escritos livros, ter mestrado, doutorado, fazer trabalho filantrópico, se você não tem um carro, um celular último modelo, um iPad, uma Tv de plasma. Nossos jovens se preocupam em logo ter um carro, uma corrente de prata, um tênis de R$500,00 do que ter experiências de vida. Feriados aqui (dia das mães, natal, páscoa) são para vender, consumir, para o comércio bater recorde de vendas.

6 - Lentidão: No Brasil tudo é lento, tudo demora. Començando lá no alto, na escala política, em que sabe lá Deus quando teremos uma reforma política, privendenciária, penintenciária. Porra! Aqui é tão lento que nem lei pra internet existe. Até na escala menor, na individual, em que eu sei que você já vem adiando a muito tempo a arrumação do seu quarto. O Brasileiro tem mania de deixar tudo pra última hora. E adora uma fila, nunca vi. Lentidão é aqui mesmo

7 - Falta de Planejamento:Aproveitando o final no número 6, em que o brasileiro deixa sempre pra última hora. As filas são um claro reflexo disso. Sem contar casos maiores, como a falta de estacionamentos, a declaração de imposto de renda deixada pra última hora.  Brasileiro é muito imediatista. Quer tudo pra ontem, mas quando é pra ele fazer, aí pode esperar.


8 - Não sabe prostestar: Brasileiro acha que fazer faixa e ficar gritando na porta de repartições e empresas, resolve. E agora a moda é prostetar pela internet. Muito comodo é intelectual né, ficar revoltado pelo orkut e twitter. Ô povo acomodade é burro pra cacete. Os poderosos aqui só aprendem quando dói no bolso ou sua reputação é abalada.

9 - Falta de variedade: No Brasil não existe variedade. Quando uma coisa é pensanda de certa maneira, só é feita de tal modo. A qualidade de vida é sempre deixada de lado para se lucrar o máximo. Uma faculdade é construída apenas com salas. Biblioteca, quadra de esportes, área de lazer não interessa, não dá lucro.




10 - Sem noção de comunidade: A cada dia o brasileiro está mais globalizado, mas em compensação mais individualista e menos sociável, isso no sentido de viver em comunidade. Cada vez mais os vizinhos menos se conhecem e a preocupação é maior com o que é distante do que com o que é próximo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário