segunda-feira, 28 de março de 2011

MARINA E A REALPOLITIK


A política é uma coisa complexa. Ela engana muito bem não só o povo quanto aqueles que nela estão. Se você for ingênuo, será tragado pelo moedor de carne.....

O maior exemplo de um ser sem noção e que tenha visibilidade nacional, é o da Marina Silva. A ex-senadora que continua acreditando que quase foi para o segundo turno das eleições por força e vontade próprias.

Agora, ela que está no meio de um PV canalha e que mostra a face real, trava um embate interno. O PV carguista ou o PV fisiologista. Eis a questão.

Bem, Marina deu uma entrevista ao estadinho (aqui). Na entrevista ela fala muita coisa. Algumas merecem ser analisadas. Vejamos:

"Como é que uma candidatura que não tinha aliança, não tinha tempo na TV, não tinha estrutura, não tinha o discurso do poder pelo poder consegue quase 20 milhões de votos?"

Como pode, Marina? Ela ainda não se tocou que a mídia fez o impossível para empurrá-la para frente para tirar votos de Dilma e levar a disputa para a segunda ronda? Quem foi tratada da noite para o dia como queridinha nacional, como a salvação da lavoura num campo árido de corrupção? Ou ela esqueceu que enquanto era Ministra levava cacete todo dia da mesma Globo que a colocou depois num pedestal? Ou Marina não tem idéia de como funciona a política ou já entrou no jogo e está "miguelando" como todos os seus amigos.

"(sobre o partido ser duas caras, dependendo da conveniência) Esse PV não é o PV do Gabeira, nem do Fábio Feldman. Esse PV não é o PV da Marina."

Não é do Gabeira, Marina? Quem foi o ex-esquerda (se é que algum dia chegou a ser) que pulou rapidinho pro lado da mídia sedutora quando ela precisava de alguém pra ripar o governo que ele apoiava? Vamos relembrar o início da década dos anos 2000, quando Gabeira, um integrante de um partido natimorto, dele saiu e correu para o PT, que mostrava claramente que ganharia as eleições de 2002. Quando o cacete diário sobre Lula começou a ser engendrado pela mídia brasileira que quase não lucrava com a vitória do PT, pediram soldados. Gabeira se candidatou rapidinho. Quem não lembra de seu súbito caso de amor com a revista Veja? Ou Gabeira se esqueceu que a Veja é da Gestapo e ele esteve no sequestro do embaixador americano nos anos 60? Ou ele esqueceu que a mídia que ora o bajulou foi a mesma que defendeu e falou bem da ditadura brasileira que ele supostamente combatia?

Que é isso, Marina. o PV nunca foi seu. Ou vai me dizer que Sarney filho que está na sigla há séculos, joga no mesmo time que você diz jogar?

Ou vai me dizer que o fato de o partido quase ter apoiado Serra no segundo turno ano passado foi porque o PT tem corruptos? Marina era de qual partido antes de cair no canto da sereia?

Marina demonstra mais uma vez ter perdido o bonde da história. Teve os 15 minutos de fama que a mídia graciosa lhe concedeu para ajudar o PSDB,  e esqueceu de voltar para a casinha. Se não se ligar rapidinho, pagará o mesmo preço que pagou Heloisa Helena, outra que viajou.

Se Marina tivesse continuado o bom trabalho que fez no Ministério do Meio Ambiente, tinha chances concretas de ser um dos nomes mais fortes do Governo Dilma e aí sim, quem sabe com potencial para governar seu próprio Estado ou mais ainda, pleitear com cnahces, uma candiatura à Presidência mais pra frente.

Marina mostra que não entende nada de política. Não da realpolitik, termo que presumo, ela tenha conhecido em seus tempos de verdadeira luta política.

Para saber o que é realpolitik, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário