domingo, 27 de março de 2011

Equívocos que aprendemos na escola

Existem alguns equívocos curiosos que aprendemos desde pequenos na escola (não em todas, é claro). Por essas e outras que devemos estudar/pesquisar além do que nos é dado numa sala de aula.

Napoleão era baixinho
Na verdade ele estava em torno de 5 a 7 pés (cerca de 1,69 m). Ou seja, Napoleão era ligeiramente mais alto do que a média dos homens franceses da época.
Ratos gostam de queijo
Ratos desfrutam de alimentos ricos em açúcar, bem como a manteiga de amendoim e cereais. Assim, uma barra de chocolate cairia muito melhor do que um pedaço de queijo cheddar.
Thomas Edison inventou a lâmpada
Edison inventou um monte de coisas. Ele é um dos inventores mais famosos de todos os tempos, mas a lâmpada não foi um deles. O que ele fez foi aperfeiçoar a lâmpada. A primeira incandescente, feita de carbono, foi acesa pelo químico britânico Joseph Wilson Swan.
Os lêmures se jogam dos penhascos para cometer suicídio
De forma alguma. O que acontece é que quando eles ficam desesperados por comida (de acordo com a BBC), realizam um salto alto sobre a terra para a água, mas não cometem suicídio em grupo.
Os seres humanos evoluíram dos macacos
Darwin não chegou a dizer isso, mas isso tem sido deturpado desde então. O que ele disse foi que nós, macacos e chimpanzés, tiveram um ancestral comum, há muito tempo atrás.
Os vikings não tinham capacetes com chifres
Os vikings na verdade foram enterrados com seus capacetes, havendo chifres. Quando eles foram escavados pelos vitorianos, eles assumiram que os capacetes de fato continham chifres.
Colombo acreditava que a Terra era plana
Ele poderia não saber o quão grande era o mundo, mas ele não estava preocupado com queda na borda do mesmo. Colombo apenas pensava que a Terra fosse muito menor do que é na realidade (considerava-a com apenas 20% de seu tamanho real).
Diferentes partes da língua detectam diferentes gostos
Você tem as papilas gustativas diferentes em sua língua e algumas são mais sensíveis do que outras. Mas eles não são divididos perfeitamente, em seções.
blog do arcanjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário