terça-feira, 24 de agosto de 2010

Não adiantou Serra criticar. A Blogosfera se reuniu!

Não adiantou Serra nos chamar de "blogueiros sujos" e tentar nos calar, conforme noticiado aqui e aqui e também em diversos blogs é claro. Depois de unida na Internet, a Blogosfera foi reunida pela primeira vez nos dias 2o, 21 e 22 de agosto de 2010, no Sindicato dos Engenheiros na cidade de São Paulo, local escolhido para a realização do I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. O Encontro começou na sexta feira à noite com apresentação da banda de chorinho do blogueiro Luis Nassif no Sindicato dos Bancários. No sábado, a mesa de abertura intitulada "O Papel da Internet e os desafios da Blogosfera" foi comandada por Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif e Débora da Silva.


Para o desespero do Serra, o número de participantes do primeiro encontro foi enorme. 
Fora o pessoal que acompanhou pela Internet. Foto: Conceição Oliveira (blog Vi o Mundo)


Na mesa, sentado à esquerda, Marcel Leonardi, no meio, Túlio Vianna e 
na “extrema direita” Paulo Rená (piadinha interna do evento). Foto: Conversa Afiada.



Após o almoço, a mesa foi mediada por Diego Casaes e composta por três advogados membros da Blogosfera (para quebrar aquele estigma de que só existe advogado sacana, corrupto e porta de cadeia): Túlio Vianna, Marcel Leonardi e Paulo Rená. Os três juristas encabeçaram a discussão intitulada "Ameaças à Internet, neutralidade na rede e questões jurídicas", e além de explicarem questões como responsabilidade civil e responsabilidade penal e maneiras de evitar processos, como o cuidado para com a linguagem, como por exemplo, deixando claro que se não há provas, de que se trata apenas de uma suspeita, os três juristas deram vários orientações importantes aos blogueiros sobre as questões jurídicas que envolvem a publicação de textos em blogs.



A mesa seguinte, "Como financiar a blogosfera" foi mediada por Paulo Rovai, da revista Fórum, e comandada por Leandro Guedes e Geórgia Pinheiro do Conversa Afiada, que falaram sobre formas de como conseguir o financiamento para a manutenção do blog, como anúncios, banners, contratos com sites de vendas pela Internet e etc. Geórgia Pinheiro disse que hoje o site Conversa Afiada consegue se manter graças à seus 4 milhões de acessos mensais e aos contratos de anúncios que mantém com as agências. Ela disse ainda, que é fundamental ter esse dinheiro em caixa, pois atualmente, Paulo Henrique Amorim está com 28 processos nas costas, ressaltando que "ter liberdade de expressão no Brasil custa caro".


A noite de sábado foi encerrada com a oficina: "Narrativas da Internet: blog, twitter, tvweb, tecnologias de uso da web" que foi mediada pelo blogueiro Eduardo Guimarães e composta pelos blogueiros Luiz Carlos Azenha (Vi o Mundo), Conceição Oliveira (Maria Frô), Emerson Luis e Guto Carvalho.
Azenha falou sobre formas de gravar áudio, vídeo e subir o material rapidamente para o blog, conforme experiência que ele tem com seu blog Vi o Mundo. Conceição Oliveira, a Maria Frô, deu literalmente uma aula de Twitter, ensinando aos blogueiros ainda não familiarizados com essa rede social como tirar o máximo proveito desta ferramenta para divulgação e disseminação rápida de informação. Emerson Luis falou sobre as múltiplas funções de um blog através do compartilhamento rápido de vídeos, fotos e informações, do caráter "multifacetado" e "multimídia" que um blogueiro pode assumir. Guto Carvalho, especialista em T.I, encerrou a mesa falando de tecnologias gratuitas para blogs e uso de feeds, a fim de deixar os blogs mais multimídias e facilitar o compartilhamento de informações com outros blogs.

O ator José de Abreu, apoiador da Blogosfera, arrancou

gargalhadas da platéia no final da noite. Foto: Conversa Afiada

O final da noite de sábado ainda contou com a premiação do amigo Cloaca, blogueiro do Cloaca News, que recebeu das mãos de Paulo Henrique Amorim o prêmio Barão de Itararé de melhor blogueiro. Além dessa merecida premiação, tivemos os comentários muito irreverentes e divertidos do ator global José de Abreu, há anos militante do PT e forte apoiador da Blogosfera. Tomou o microfone do Miro e disparou em piadas e palavrões, matando a platéia de rir: "Agora que não estou mais no ar, eu posso falar, acho uma merda o Serra querer agora montar na garupa do Lula. Eu tinha um blog, mas em 4 meses, tive vários processos, aí fechei o blog, porque eu falo muita merda. Agora eu vou falar muita merda mesmo, que me processem" declarou aos risos.
As atividades de domingo ocorreram apenas no período da manhã, com discussões entre os participantes que foram divididos em seis grupos, orientados por dois mediadores cada. A proposta desses grupos era que os participantes compartilhassem suas experiências como blogueiros.

Tive a oportunidade de acompanhar as mesas durante o sábado e devo parabenizar a comissão organizadora pela iniciativa e pela organização. O encontro foi pensado, organizado e divulgado em apenas três meses e o resultado foi 330 participantes nesse primeiro encontro, quando os organizadores esperavam no máximo 200. É, portanto, um verdadeiro sucesso, que mostra que a Blogosfera Progressista, por meio da vontade de se unir e se reunir, evidencia que a mídia alternativa tende a ganhar cada vez mais força no cenário que se desenha à nossa frente. Que venham cada vez mais encontros, pois, para o desespero do Serra, do PIG e do demotucanato em geral, a Blogosfera só tende a crescer e se tornar uma família cada vez maior e mais unida.

Avante Blogosfera!



(*)Juliana Mendes é Bacharel e Licenciada em Letras, mestranda em Letras, professora, web designer, blogueira e petista desde sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário