quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Demanda empresarial por crédito sinaliza retomada

“Mais um indicador caminha no sentido de reforçar as expectativas do mercado de que a atividade econômica irá reagir a partir do segundo trimestre: o crédito. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou por crédito aumentou 0,5% em julho em comparação a junho. 


No confronto com o mesmo mês do ano passado, porém, a demanda recuou 1,9%. Na comparação de julho com o mesmo mês do ano anterior, esta é a primeira queda anotada pela Serasa Experian desde outubro do ano passado. 

Quanto à variação na margem, embora seja de apenas 0,5%, ela se torna relevante porque quebra uma sequência encadeada de três meses de queda na procura de crédito por parte da pessoa jurídica.

"O enfraquecimento do ritmo da atividade econômica observado durante o segundo trimestre de 2010 contribuiu, sobremaneira, para os recuos mensais da demanda das empresas por crédito no período de abril a junho deste ano", afirmam os economistas da instituição. 
Assim, reiteram eles, a reação registrada em julho da procura das empresas por crédito representa uma sinalização da retomada do crescimento econômico, porém num ritmo mais brando do que o predominado durante os primeiros meses de 2010.”
Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário