sábado, 20 de março de 2010

"Xoque de jestão" dos tucanos


SP: saúde e educação em greve contra o sucateamento feito por Serra


Os servidores da rede de saúde do estado de São Paulo decidiram, em assembleia realizada nesta sexta-feira, 19/03, entrar em greve por 48 horas, a partir da próxima segunda-feira, 22/03. Pelo menos 17 hospitais, além de várias unidades de saúde, deverão ter seu atendimento reduzido. De um total de, aproximadamente, 60 mil servidores mobilizados no estado, cerca de 20 mil deverão cruzar os braços de acordo com o presidente do Sindsaúde, Benedito Augusto de Oliveira, o Benão.

A assembleia da saúde, que reuniu cerca de 500 servidores, representado várias cidades da região, precedeu a manifestação dos professores paulistas, também em greve. Os dois movimentos estão organizando um “almoço de gala” para todos os servidores do governo paulista, no próximo dia 31/03. Serão cobrados R$ 4,00, em referência ao “vale-coxinha”, o tíquete de alimentação que o governo paulista concede aos seus funcionários. Também estão sendo avaliados novos protestos, diante do Palácio dos Bandeirantes, e na Ponte Estaiada.

Durante a assembleia da saúde, não faltaram ataques ao governo José Serra (PSDB): “O Serra é engraçado, porque ele faz propaganda do que diz que vai fazer e não do que ele fez”, discursou o dirigente da Associação dos Professores Estaduais de São Paulo (Apeoesp), Carlos Ramiro de Castro, vice-presidente da CUT SP e presidente do Conselho do Funcionalismo. Já o presidente do Sindsaúde explicou a ligação entre as duas greves: “Saúde e educação são as principais políticas públicas para a população. Da maneira como Serra está tratando esses dois setores, coloca em risco toda a população mais necessitada. É um absurdo o que o Serra está fazendo aqui em São Paulo. Eu não posso conceber a saúde nas mãos só da iniciativa privada. Isso é um crime. Saúde e educação é o básico para a cidadania”, disse Benão.

Na platéia, os servidores se mostravam indignados com as política de Serra, que foi ministro da Saúde, para o setor. O técnico de enfermagem de Sorocaba José Aparecido Sanches reclamava: “Não é só o Serra, é toda uma política do PSDB que vem desfigurando o serviço público e prejudicando a população também”.

By: Brasília Confidencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário