sábado, 6 de março de 2010

Contramaré de Ubatuba

Ubatuba - Cruz Vermelha assume a administração da Santa Casa de Ubatuba.

O protocolo de intenções entre as partes envolvidas foi assinado nesta sexta-feira, 5às 11 horas, no Paço Municipal.

Há cerca de um mês, representantes da entidade estiveram em Ubatuba conhecendo a realidade da Santa Casa e dentro de 20 dias devem apresentar um projeto de gestão administrativa para o hospital. A informação foi dada pelo prefeito Eduardo Cesar durante uma reunião nesta quarta-feira que contou com a presença da maioria dos vereadores da cidade, representantes do Comus (Conselho Municipal de Saúde), da Cruz Vermelha, da Santa Casa e da Prefeitura.

“Desde que assumimos a administração da Santa Casa, em novembro de 2005, a nossa grande preocupação sempre foi com a qualidade do atendimento. Naquele momento, não tínhamos alternativa: ou assumíamos a entidade ou ela fechava suas portas. Muitas melhorias foram realizadas, o déficit foi diminuído em mais de 300 por cento, trocamos médicos e funcionários que não atendiam a população dignamente, enfim, tivemos muitos acertos. Porém, precisamos melhorar ainda mais e nada melhor que colocar a administração da Santa Casa nas mãos de uma entidade reconhecida internacionalmente e que tem grande experiência em gerir entidades de saúde beneficentes como a nossa”, explicou o prefeito Eduardo Cesar aos participantes da reunião.

Diagnóstico
O gerente de projetos da Cruz Vermelha do Brasil, Marcos Roberto Romero Sanches, que participou da reunião, explicou que a entidade fará agora uma auditoria geral na Santa Casa visando o planejamento da gestão. “A nossa intenção é fazer um profundo diagnóstico, levantar os problemas, os gargalos, as dificuldades e a partir daí buscar as soluções viáveis. Não vamos fazer uma revolução, e sim, colocar a nossa experiência a serviço da comunidade de Ubatuba e junto com todos os interessados construir um projeto de gestão eficiente para o hospital. Estamos aqui para oferecer nossas ferramentas de trabalho, para somar esforços”, enfatizou o representante da Cruz Vermelha, lembrando que por ser uma entidade filantrópica, pode inclusive ajudar na busca de mais recursos junto a órgãos nacionais e internacionais.

Divisão de responsabilidades
O presidente da Câmara Municipal e também médico, Dr. Ricardo Cortez elogiou a iniciativa da Prefeitura em buscar novas alternativas para melhorar a gestão da Santa Casa e principalmente por estar dividindo responsabilidades com o Poder Legislativo e representantes da comunidade, através do Comus. “As pessoas que estão de fora criticam o nosso hospital mas elas desconhecem a realidade do sistema de saúde brasileiro e as dificuldades que enfrentamos no dia a dia. A demanda é enorme, os recursos que vêm do Governo Estadual e Federal são muito aquém do que necessitamos, e a maioria dos profissionais que lá trabalham fazem de tudo para minimizar a dor das pessoas que passam por lá diariamente”, reforçou o médico.
Outros vereadores presentes à reunião, como Osmar de Souza, Americano, professor Adilson, Silvinho Brandão, Mico e Pastor Claudinei também enfatizaram a necessidade de melhorias, de contratação de mais profissionais para fazer frente ao grande número de pessoas que buscam a Santa Casa todos os dias. “É importante que esses profissionais tenham um vínculo maior com nossa cidade”, pediram. Um deles também criticou a utilização, por parte de políticos inescrupulosos, de uma recente morte ocorrida no município, para denegrir a imagem do hospital e consequentemente da cidade. O prefeito aproveitou a oportunidade para dizer que espera que a comunidade se una para ajudar a melhorar o único hospital da cidade. “É importante que se use a força política para ajudar e não para prejudicar a imagem da cidade”, reforçou Eduardo Cesar.

Protocolo de Intenções
Com a presença de autoridades e representantes de todos os segmentos da comunidade de Ubatuba, será assinado, nesta sexta-feira, 5, o protocolo de intenções entre a Prefeitura, a Santa Casa e a Cruz Vermelha visando a mudança na gestão administrativa do hospital. Depois disso uma nova reunião com todos os envolvidos deverá ser realizada quando a equipe da Cruz Vermelha do Brasil estiver com o diagnóstico pronto. “O processo de mudança de gestão administrativa da Santa Casa foi deflagrado e uma auditoria teve início. Dentro de um mês estaremos reunidos novamente para selar esse acordo com a Cruz Vermelha do Brasil, uma entidade de reconhecimento internacional que deverá, definitivamente, profissionalizar o sistema de gestão da Santa Casa”, declarou o secretário de Saúde, Clingel Frota que esteve recentemente conhecendo alguns hospitais administrados pela Cruz Vermelha.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Comentário do Aguinaldo: Contra fatos não há argumentos.O fato é que a intervenção , feita em 2005, de nada adiantou. Esperamos, enquanto cidadãos, que agora as coisas encaminhem no sentido de soluções dos problemas da Santa Casa. Uma dica ao Prefeito; Para o bem da população não faça interferência politica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário