quarta-feira, 3 de março de 2010

Bachelet: Ida de Lula ao Chile demonstra liderança mundial do presidente


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, elogiou ontem (1º) a rápida visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a decisão do Brasil de enviar hospitais de campanha da Marinha e equipe de resgatistas (profissionais de saúde) ao país. Segundo ela, isso demonstra o “grande líder mundial e na América Latina” que o brasileiro representa. Lula estendeu a viagem do Uruguai para o Chile, a fim de oferecer apoio ao governo chileno e às vítimas do terremoto do último sábado (27).

“Essa atitude do presidente Lula não é apenas a oferecer de assistência, mas de vir aqui [a Santiago, capital do Chile] pessoalmente para manifestar sua preocupação, suas condolências pela perda de vidas e seu apoio, nós realmente apreciamos infinitamente”, afirmou Bachelet, depois de se reunir com o presidente brasileiro.

Em seguida, a chilena acrescentou que “os chilenos estão honrados e muito gratos”. Para ela, essa reação de Lula indica o que ele representa para a América Latina e o restante do mundo. “Demonstra mais uma vez o grande líder mundial e na América Latina e grande amigo que é ele.”

Bachelet e Lula se reuniram durante cerca de uma hora, quando discutiram as consequências do terremoto que atingiu as regiões do Centro e Sul do país. Com 8,8 graus na Escala Richter, foi considerado o pior tremor dos últimos 50 anos. Pelo menos 723 pessoas morreram, há desaparecidos e feridos. Não existem informações de brasileiros entre as vítimas por enquanto.

Segundo a presidente do Chile, hoje (2) deve chegar o primeiro avião enviado pelo governo do Brasil levando um hospital de campanha da Marinha e material de apoio. “Isso demonstra a grande amizade e solidariedade do povo e do governo do Brasil e do presidente Lula, em particular ,com a tragédia que o Chile está vivendo”, disse Bachelet.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário