sexta-feira, 12 de abril de 2013

O homem errado


Fux está onde não deveria,
mas quem foi mesmo que o pôs lá? 

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Se o Brasil fosse uma democracia plena, a esta altura do campeonato o ministro Luiz Fux não estaria mais no Supremo Tribunal Federal - ou, pelo menos, estaria se defendendo das sérias acusações sobre as traquinagens que fez para chegar ao seu cargo atual.
A cereja do bolo na escalada de revelações sobre o caráter, digamos, um tanto pragmático de Fux, nem foram as declarações do ex-ministro José Dirceu, de que, antes de sua nomeação, prometeu absolvê-lo se participasse do julgamento do tal mensalão.
Isso, pelas próprias afirmações de Fux numa entrevista que deu à Folha, já dava para deduzir.
O agora supremo juiz confessou que fez de tudo para chegar "lá".
Mas o que pesa mesmo contra ele nessa série de absurdos éticos é a informação de que a festa de arromba com que pretende comemorar seus 60 anos será patrocinada pelo famosíssimo advogado Sergio Bermudes, defensor de tantos integrantes da nossa "elite" que se viram enrolados com a Justiça.
Isso, sem contar com o fato de que a filha de Fux é funcionária do escritório de Bermudes.
Bem, certamente haverá os que dirão que Fux tem o direito de ter os amigos que quiser e que a sua filha também chegou "lá" exclusivamente por seus méritos, por sua competência.
Pode até ser.
Porém, vamos ser sinceros, esse Fux, por tudo que os jornalões, justo eles, mostram, é daqueles tipos vaidosos, egocêntricos, que gostam de aparecer, que não podem ver um microfone ou uma câmera, que estão mais preocupados consigo mesmo do que com o trabalho que têm de fazer.
Sem contar que pelas bobagens que já fez no STF, como no caso dos royalties do petróleo, não deve ser lá essas coisas em matéria de conhecimento jurídico.
Enfim, como escrevi no início, se pelo menos o Brasil tivesse alguns homens públicos corajosos, Fux estaria agora preparando as malas para voltar ao sol de Ipanema.
Mas o simples fato de ter chegado "lá", nomeado pela própria presidente, sabatinado pelos parlamentares, indicado por um sem número de autoridades, mostra que a nossa democracia ainda tem um corpo esquálido que necessita de muito arroz com feijão para se desenvolver.

http://cronicasdomotta.blogspot.com.br/2013/04/o-homem-errado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário