domingo, 20 de janeiro de 2013

Lulopetismo e miopia


lula-e-o-povo1
Sintomas do Lulopetismo que atinge principalmente a camada mais pobre da população: amor e esperança
Os colunistas-jagunços da chamada grande imprensa inventaram o termo “lulopetismo” e o traduzem como sendo uma espécie de doença social, uma epidemia que se abateu sobre o Brasil a partir de 2002. Cães raivosos das quatro famiglias donas da mídia, latem ferozmente contra o governo em seus blogs. Insultam PT, petista, presidenta e ex presidente e orquestram uma horda de seguidores brutamontes mentais, numa missão um tanto quanto impossível: apagar Lula e, se possível, seu partido da história do Brasil. De preferência, antes da campanha de 2014 começar!
O plano concebido para atacar a “epidemia lulopetista” pode falhar, como já falhou outras vezes. Mas, Tempos Modernos, acompanhados da tropa do STF travestida de Ku-Klus-Klan tropical, enxergam possibilidades de tornar Lula inelegível em 2014, através de alguma acusação formal, baseada em declarações de qualquer condenado vendido antes mesmo de ser pago. Espera-se que a pirotecnia midiática em torno da conversa mole de Marcos Valério provoque tamanho estrago, que Dilma chegaria ao fim de seu mandato – se chegasse! – enfraquecida, desmoralizada, carta fora do baralho da sua própria sucessão. Assim, na carona da imobilização do PT e renascidos das cinzas, Serra & Aécio disputariam a presidência “democraticamente”, sem a presença de qualquer nome que ameace seu “favoritismo” na cédula eleitoral.
São míopes. O fato de Lula ser tão querido não o torna imprescindível. Além disso, não precisa de cargo político para fazer política. A essa altura do campeonato, não é somente o melhor e mais popular presidente da história deste país. Lula simboliza mais do que o cidadão Luiz Inácio da Silva pode incorporar. É o sentimento de resgate de cidadania de milhões de brasileiros. É ícone mundial no combate à pobreza. Não há golpe de estado, reportagens de capa ou edições inteiras do Jornal Nacional que revertam suas realizações e o amor que o povo lhe tem. E isso não é populismo barato. Estatísticas insuspeitas, feitas por instituições nacionais e internacionais apontam para as inéditas realizações de seu governo – razão de ser tão querido, principalmente nas camadas mais pobres da população. E não há como nossa imprensa convencer a opinião pública mundial que este não é o Lula que recebeu inúmeros prêmios e homenagens internacionais durante e depois de seus mandatos.
Qualquer jornalista, de qualquer parte do mundo, minimamente comprometido com os ideais de sua profissão e antenado no Brasil, sabe que nossa imprensa é um lixo arcaico. Mesmo assim, muitas vezes, levam a sério as acusações publicadas aqui e dão com os burros n’água. No caso de José Genoino, ao ver sua única propriedade, uma casa simples, comprada pelo BNH, onde mora há 28 anos, o repórter da Der Spiegel, comentou, mal disfarçando seu deboche com nossa imprensa: “Quer dizer, então, que o senhor é corrupto…” O mesmo se deu com o Financial Times, que mandou reportagem conferir a grande descoberta patrimonial de Lula: o apartamento onde vive há 40 anos, em São Bernardo, e mais duas casinhas caindo aos pedaços em bairros de baixo valor imobiliário. Outra vez deram risadas da nossa imprensa rasa.
Há dez anos centenas de jornalistas reviram os quatro cantos do mundo à procura de um tesouro espetacular: algo que incrimine Lula. Mesmo na época das acusações do chamado mensalão, nada foi encontrado que servisse para destituir ou, ao menos, afastá-lo da presidência. E olha que a direita tem muita grana para pagar investigações, corromper, “criar” fatos e personagens.
A verdadeira quadrilha que se formou no Brasil reúne a elite conservadora, sua imprensa e o novo colega de “classe”: o STF. Encharcados de soberba e protegidos por uma imprensa golpista desprovida de qualquer escrúpulo, os “supremos” podem se sentir à vontade para tomar do PT o poder a ele conferido pelo voto popular. Seria a toga substituindo a farda. Mas o corpo vestido, o mesmo de sempre: o incapaz de vencer pelo voto.
O PiG está em todas, menos com o povo. Segundo os últimos resultados das Urnas, foi mais fácil a imprensa manipular o STF que o povão. Até paulistanos conservadores, casca dura, deram uma banana para a mídia e o remarque da novela “mensalão” e elegeram Haddad.
Uma das modernas técnicas de manipulação das massas consiste na criação da doença seguida da apresentação de sua cura. Em miúdos, neste caso, 2013 será o ano da criminalização do PT seguida do remédio: votar contra o Lulopetismo em 2014. Vai faltar combinar com os “doentes” de norte a sul do país e com o resto do mundo.

 No, oqueseraquemeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário