quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Por que as mulheres odeiam os homens

Pois saibam os estimados milhares e milhares de leitores que, muito frequentemente, leitoras me pedem para falar sobre um assunto que essa coluna se orgulha em ignorar por completo, ou seja, homens. Homens? Homens, para esse neto da minha avó Jovita se localizam mais ou menos entre jogos de beisebol, torneios de golfe e novelas do SBT. Nada mais previsível, óbvio e sem graça. Mas, no esforço de agradar, selecionei, entre os milhares de e-mails com perguntas de leitoras ávidas por conhecimento, uma carta, que passo a responder aqui, agora.



Amiga,
Permita que eu me dirija assim, com uma certa intimidade. Em primeiro lugar, permita que eu responda a questão central, mesmo que não formulada no seu mail: Não, ele não quer ser seu amigo. Pior, ele não quer ser sua amiga. Pronto. Vamos às suas perguntas:

1 - Os homens são mesmo frios e insensíveis como parecem ser?
Amiga! Nada mais equivocado. Os homens não são nada insensíveis, tanto que nas horas vagas fazem coisas como compor a Nona de Beethoven, pintar girassóis e construir a Notre Dame. Eles apenas são seres práticos. Se acharem que a noite foi ótima, mas vocês não foram feitos para caminharem juntos pela vida, não vão ligar no outro dia. Mas isso não é frieza e sim, economia. Somos mais insensíveis somente no sentido em que conseguimos lidar melhor com rejeições. Assim, de certa maneira, podemos nos considerar vencedores, por sermos melhor adaptados a sobreviver nessa selva de desencantos que é a vida amorosa de todos nós.

2- Os homens são mesmo vira-latas?
Amiga, amiga. De onde você tirou essa idéia? Os homens são fidelíssimos, especialmente a si mesmos. O que você precisa compreender é que há aproximadamente 65 mil anos, dizem, um vulcão explodiu em Sumatra e sobraram pouquíssimos humanos sobre a Terra. O lado bom é que não teríamos coisas como axé, o templo da Legião da Boa Vontade ou a culinária inglesa. Por outro lado o universo ficaria sem ninguém que pudesse contemplar as estrelas e saber que ele existe. Portanto, os homens se sentiram no dever cívico de renovar a população da Terra, com enorme sacrifício pessoal. Mas, assim que a Groenlândia parar de degelar, prometemos fazer uma cerquinha e nunca, nunca mais pular pro outro lado.

3 - Os homens fantasiam durante o sexo com a gente?
Não, amiga. Durante o sexo, enquanto as mulheres estão ali, olhando e pensando que a lâmpada do teto precisa de uma limpeza, ou que o carpete merece ser trocado, ou que a parede ficaria melhor com um tom mais claro, ou ainda no vizinho barriga de tanquinho do 307, o homem reflete única e exclusivamente no quanto ama e idolatra a sua parceira, e se concentra em adiar ao máximo o seu orgasmo pra não apanhar depois.

4 - Os homens não gostam de ser casados?
Amicíssima, os homens adoram o casamento! O problema está no atual modelo de matrimonio. O casamento deveria ser, na verdade, deveria ser a união entre um homem, uma mulher e a melhor amiga dela. Isso, além das possibilidades pra lá de interessantes, estabilizaria a relação. As mulheres passariam a ter alguém com quem compartilhar Weltanschauungen, suas visões de mundo, e ainda resolver todas as dúvidas na escolha da combinação de roupa e sapatos, em vez de simplesmente ter um cara chato reclamando do atraso para ir ao cinema.

5 - O que os homens querem quando nos convidam para sair?
Bom, essa é fácil. Ele não quer ser seu amigo. Aliás, por que iria querer? Para amigos, ele já tem os seus amigos homens.

Quando recebe um convite, você provavelmente reúne uma junta formada por cinco amigas que avaliam a música que tocava no carro dele e você escutou pelo celular; a frase que estava postada no facebook dele hoje e o tom de voz que ele usou para dizer "tudo bem, passo pra pegar você às nove". Acredito que mesmo assim vocês não cheguem a qualquer conclusão útil sobre o que afinal ele estava pensando nessa hora, não é? Isso, no entanto, tem uma resposta simples: ele não estava pensando em nada. Você, sim. Agora, se tudo que você quer com o coitado é um jantar e amizade, faça a melhor coisa pelos dois e diga que adoraria mas vai ficar doente às nove em ponto, quem sabe outra vez. O mundo, ao menos o mundo masculino, agradece.

6 - Os homens não entendem as mulheres.
Ao contrário, amiga, entendemos muito bem. Sabemos que sempre devemos achar ótimo quando ela aparece com alguma coisa radicalmente diferente na aparência e que a gente nem tinha notado. Sempre devemos dizer "não quando ela pergunta se engordou e sempre devemos dizer "Quem?"quando ela pergunta se a moça gostosa que passou por ali é atraente. Na verdade, o que sabemos é o que Lacan nos ensinou: "as mulheres demandam muito, só quem nem sempre o que demandam é o que elas desejam de verdade. Mas ai de nós, se não atendermos ao que pedem". Como vê, entendemos, e muito, as mulheres.

7 - As mulheres são mesmo superiores aos homens?
Claro que sim. Todos sabem disso. Homens, amiga , tinham que ir lá fora da caverna enfrentar bichos bem mais de verdade do que os dos sonhos que deviam ter à noite. O confronto diário entre fantasia e realidade mostrou aos homens que a realidade era bem mais palpável, que era uma boa idéia balizar a vida por ela, e que se a gente não o fizesse, o tigre mais próximo o faria. E assim, nos tornamos práticos, simples e inferiores, satisfeitos apenas por chegar em casa e dormir logo depois da novela.

8 - Os homens são mesmo tão bobos quanto parecem?
Hummm, não. Nós não somos exatamente bobos, mas, sim, bem-humorados. E se existe uma coisa que irrita profundamente as mulheres é esse nosso bom humor constante, algo que elas simplesmente não compreendem. O nosso natural bom humor é resultado da experiência milenar de sairmos da toca sem saber se iríamos voltar, de ter que ir para a guerra enfrentar inimigos ferozes e, pior, mal-cheirosos, e, ao sobreviver, podermos voltar para o quentinho do lar e o colo da amada. Isso, mais uma cerveja razoável e o Gremão na tevê se tornou o nosso paradigma de felicidade, e se existe uma coisa que nos diferencia, é que os homens sabem quando é a hora de parar de buscar a felicidade por todo canto, e nos tornarmos felizes com a que temos. Daí o nosso bom humor.

9 - Por que, quando nos apaixonamos, nos entregamos de corpo e alma, e os homens, não?
Estimada amiga, na verdade, o problema é que os homens, por não prestarem atenção durante as aulas de catecismo, nunca chegam a compreender muito bem o conceito de alma. Mas com relação a "corpo" até que a gente tende a mandar bem, em termos de compreender o conceito, quero dizer.

10 - Afinal, os homens gostam das mulheres?
Amiga, amiga!! Os homens adoram as mulheres. O problema é que as mulheres odeiam os homens. Elas detestam a injustiça de terem que viver sabendo que os homens têm ao seu lado deusas, seres enfeitiçados e enfeitizadores, criaturas que trazem dentro de si uma divindade celta e ainda por cima, de troco, Gaia, a grande mãe terrestre, tão maravilhosas que não cabem em si mesmas. E que elas, por sua vez, não têm nada mais a esperar da vida do que terem para namorados, caras, ficantes, maridos possíveis, a nós, nada menos do que nós, homens. Isso, por ser tão desigual, deve ser insuportável, e para maior ironia, por conta de um Criador masculino, ao menos no senso de humor, não há alternativa. Isso, amiga, acima de todas as outras coisas, dói, e não tem jeito.

Ufa, que trabalho você me deu, amiga. Espero ter atendido as suas dúvidas e aliviado as suas angústias.
Feito isso, anuncio a todos os milhares de leitores que vou até Caracas na semana que vem, para dar um curso de criação literária e ir preso, por conta de umas coisas que eu talvez tenha escrito sobre o governo Chavez e que podem ser interpretadas como uma crítica. Foi ótimo ter conhecido a todos e aguardo os seus mails de apoio, para o caso de a temporada ser longa.

Abraços,
Marcelo

Marcelo Carneiro da Cunha é escritor e jornalista. Escreveu o argumento do curta-metragem "O Branco", premiado em Berlim e outros importantes festivais. Entre outros, publicou o livro de contos "Simples" e o romance "O Nosso Juiz", pela editora Record. Acaba de escrever o romance "Depois do Sexo", que foi publicado em junho pela Record. Dois longas-metragens estão sendo produzidos a partir de seus romances "Insônia" e "Antes que o Mundo Acabe", publicados pela editora Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário