segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cuba vai ter limite de 10 anos para mandatos em cargos públicos!

Realizada às vésperas da chegada de Dilma Rousseff, Conferência do PC cubano confirmou mudanças discutidas há um ano

O presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu neste domingo (29/01), a adoção de um limite de 10 anos para a permanência em cargos públicos e estatais no país, como forma de renovar a classe política cubana. Durante a primeira Conferência do Partido Comunista de Cuba em 2012, Raúl ratificou a proposta que já vinha sendo debatida por dirigentes do partido desde o 4º Congresso do PC, realizado em abril do ano passado.

"Uma vez definida e estipulada a política pelas instâncias pertinentes, poderemos iniciar a aplicação paulatina sem esperar pela reforma constitucional", disse Raúl. Pela proposta, serão permitidos apenas dois mandatos consecutivos de cinco anos para titulares de cargos públicos.

A medida, anunciada em meio a um amplo processo de reformas políticas e econômicas em Cuba, busca, nas palavras de Raúl Castro, o "o rejuvenescimento e a renovação" da classe política local.

Dos 15 membros do comitê político, eleito em abril de 2011, apenas três têm menos de 65 anos. O Partido Comunista de Cuba tem mais de 800 mil integrantes, num país com pouco mais de 11 milhões de habitantes.

Às vésperas da chegada da presidente Dilma Rousseff, Raúl Castro também defendeu a manutenção do partido único no país como alternativa de evitar a ingerência dos Estados Unidos e aliados na região.

O presidente cubano acrescentou ainda que o esforço do governo é para combater a corrupção que ele definiu como um "dos principais inimigos da revolução cubana".

"Hoje a corrupção causa mais estragos do que o programa multimilionário de subversão e ingerência dos Estados Unidos e aliados", disse Raúl Castro.

O presidente cubano defendeu a manutenção do partido único argumentando que a legalização de outras legendas pode gerar o que classificou de "partidos do imperialismo". “Isso sacrificaria a arma estratégia da unidade dos cubanos", disse Raúl Castro.

*Com informações da Efe e da Agência Brasil

Link:


http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/19507/cuba+vai+ter+limite+de+10+anos+para+mandatos+em+cargos+publicos.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário