quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ONDE ESTÃO OS REVOLUCIONÁRIOS?

O ser humano assim como os animais selvagens se manifesta diante do acoamento, da adversidade. Diversos foram os exemplos de homens que sonharam com mudanças em suas sociedades, e que diante da repressão tomaram a ação como o instrumento que os levasse a encontrar novos caminhos.

Homens como Spartacus na Idade Antiga diante do regime escravocrata romano lutou por liberdade, os primeiros cristãos, séculos depois sonharam em transformar a mesma e tirânica sociedade romana através dos valores ensinados pelo mestre Jesus Cristo.

 Mahatma Gandhi na Índia que através da política da não violência enfrentou a tirania britânica que há anos afligia seu povo. Temos outros exemplos como o pastor Martin Luther King que lutou a favor da igualdade de direitos entre brancos e negros nos EUA, Karl Marx que apontou os diversos erros do capitalismo e através de suas reflexões e estudos apresentou um novo modelo econômico a ser seguido. E claro nosso ilustre argentino Che Guevara que se tornou o símbolo da revolução em todo o mundo. 

Perante essa lista de revolucionários, onde se encontra os revolucionários do século XXI? Ou será que o mundo não necessita mais desses homens e mulheres de coragem, por finalmente ter se encontrado com um modelo de vida ideal?

Vida ideal? Acredito que ainda estamos longe de chegar a este patamar. Nós brasileiros, por exemplo, temos motivos de sobra para não chegarmos a  esta conclusão. Somos um dos países que mais se paga impostos, e somos um dos povos que menos recebe assistência governamental, temos a nossa disposição serviços públicos de péssima qualidade, e porque não temos grandes manifestações em prol de mudanças?

Pagamos impostos para enchermos os cofres do governo, para novamente pagar pelos mesmos serviços oferecidos pela iniciativa privada, isto não é motivo para indignar-se? Até aqui tudo bem, muitos ainda podem pagar um plano de saúde ou até mesmo uma escola particular para seus filhos, e quem não pode pagar, merece continuar morrendo nas filas dos hospitais e seus filhos merecem continuar recebendo uma péssima educação que obviamente não será capaz de levá-los mais tarde a uma universidade?

E a corrupção que neste país não é punida? Milhares de homens como Paulo Maluf que sempre se apoderaram de dinheiro público e nada lhes aconteceu? Será que nenhuma dessas coisas não poderia servir de estopim para os homens de boa fé entrarem em ação?

E no mundo da cultura o que são esses “lixos musicais” que estão sendo oferecidos a nossa juventude já não são suficientes para clamarmos por mudanças? E os programas de TV? Meu Deus!

E a desigualdade social? É justo existir num mesmo país ou até mesmo numa mesma rua, homens que possuam em suas garagens uma coleção de carros, que usam roupas e relógios caríssimos, que viajam para o exterior para gastar dinheiro de forma fútil em cassinos e shoppings, e enquanto isso exista pessoas que não tem onde morar nem o que comer?

E a natureza? Será que ninguém se indignará contra a insaciável sede de lucros deste “maligno” sistema econômico que não se preocupa com a destruição das florestas, com a contaminação das águas, do ar e do solo, com a extinção de milhares de animais, répteis e insetos?

E nossa mulheres, que ao longo dos anos lutaram para conquistar a liberdade, independência e igualdade, hoje sua maioria aceita de forma pacata serem mais uma vez humilhadas através das “músicas” e propagandas de cerveja?

Até quando muitas mulheres permitirão que seus corpos sejam vistos como meros objetos, e “válvulas de escape” para muitos homens estressados?E nosso modelo de família, onde o respeito, o carinho e a compreensão não estão mais presentes?

Meus amigos, acredito que diante de todos estes problemas a humanidade merece que novamente se levante homens e mulheres dispostos a lutar por uma vida mais digna, igualitária e prazerosa para todos. Precisamos de novos “Gandhis”, de novos “Ches” não de novos “Neros” que assistam de forma pacífica as chamas consumirem tudo que a humanidade construiu ao logo de sua existência.

Professor Lincoln de Britto Santos, 26 de janeiro de 2012.

No blog do Mateus Brandão de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário