quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O MUNDO ACABA DIA 21/DEZEMBRO/2012 ?



Este blogueiro, especialista em nada, anda preocupado com essa estória, que o fim do mundo está previsto pra 21 de dezembro de 2012 – e foi dar uma pesquisada, e encontrou algumas coisas, que senão ajudam, pelo menos não irá atrapalhar. Já pelas redes sociais, outros alegam que o fim do mundo no Brasil, foi cancelado, pois não temos estrutura para receber um evento desse porte.
Brincadeiras ou não, o fato é que tem uma data posta, e muitos devem mesmo que discretamente, se perguntarem: O que irá acontecer com a terra, na sexta feira, dia 21 de dezembro de 2012?

Para os “normais” esse dia, não será nada mais, que o último dia útil da semana que antecede o natal, para os mais “encanados” - de fato, será o fim do mundo.

Pesquisei na revista da editora Alto Astral - que saiu com uma chamada de capa: “2012 o mundo vai acabar?” - isso grafado em letras garrafais. E vou aqui, transcrever trechos, comentar outros, pois a reportagem procurou não dar tom alarmista, tratou o assunto como deve ser tratado, e como é de interesse público, então vamos lá.

As matérias da revista, focaram bem o tema, em cima da civilização maia, através de seus calendários, que foi herança da civilização indígena da América Central e sul do México. Alegam que para aqueles que acreditam na possibilidade do fim do mundo, os maias deixaram sim, um aviso, mas não sobre o fim dos tempos. Segundo esse povo, o mundo irá terminar apenas um ciclo em dezembro de 2012 e começar uma nova era. Outros estudiosos e místicos reforçam isso: que a data não significa uma extinção da humanidade, e sim um novo período de consciência espiritual.

Cronologia do “FIM DO MUNDO”

1843:
 Depois de estudar a bíblia por anos a fio, o fazendeiro americano William Miller Calculou que o planeta chegaria ao fim em 21 de março de 1843. Fiéis à data, seus seguidores se desfizeram de suas posses. Quando o fim do mundo não chegou, o grupo se desmanchou, mas alguns remanescentes participaram da formação da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

1954: Dorothy Martin, uma dona de casa americana revelou que o mundo sucumbiria em 1954. Ela afirmava receber informações de um planeta chamado Clarion. Segundo ela, haveriam uma “limpeza” na terra e alguns poucos mortais ingressariam em uma nova era.

1978: O pregador americano Jim Jones convocou seus seguidores a beberem cianureto na Guiana, onde funcionava a seita, Templo dos Povos. Mais de 900 pessoas morreram, inclusive crianças. É um dos casos mais conhecidos de seita apocalíptica em todo o mundo. O trágico episódio da Guiana virou até filme.

1982: O pastor americano Pat Roberson afirmou num programa de Tv, que o planeta conheceria seu ponto final no outono daquele ano.

1992: Um religioso da Coreia do Sul, chamado Lee Jang Rim sustentou que o fim se daria em outubro daquele ano. Seus seguidores abandonaram suas casas e doaram os próprios bens à igreja de Lee. O religioso foi preso.

1994: O pastor evangélico americano Harold Camping, dono de um rede de rádio, anunciou que a terra conheceria seu fim em 6 de setembro de 1994. Como nada aconteceu, ele remarcou a data para 21 de maio de 2011. Diante da segunda profecia malsucedida Camping reagendou o apocalipse para 21 de outubro de 2011.

1995: Dezesseis membros da seita francesa Ordem do Templo Solar acreditavam que o apocalipse seria uma realidade em 1995. O final foi trágico: Em comum acordo com dois outros membros da ordem,. Eles tiveram seus corpos queimados na sede da seita. Localizada na fronteira entre a França e a Suíça. Os executores se mataram em seguida. Um ano antes, 50 outros membros já havia cometido suicídio.

1999: O pregador japonês Shoko Asahara anunciou que uma guerra nuclear assolaria o planeta em 1999. Fez mais: Organizou um atentado no metrô de Tóquio, em que morreram 12 pessoas. Foi condenado à morte.

2000: Credonia Mwerinde, pregadora de Uganda, declarou que o o mundo chegaria ao fim na virada do milênio. Três mil e seiscentos seguidores morreram nas formas mais violentas possíveis: queimados, envenenados e enforcados.

Como as religiões veem o fim do mundo:
JUDAÍSMO
: Essa religião acredita que o Messias vai voltar para libertar o povo judeu da opressão. O Velho Testamento, escrito no século 2 a.C., indica a vinda do filho de Deus, que irá promover uma era de paz e de renovação.

CRISTIANISMO: Os cristãos consideram o Velho, mas também o Novo Testamento, ou seja, apos o nascimento de Jesus. O livro Apocalipse, escrito pelo apóstolo João no século 1 d. C, anuncia a volta do filho de Deus, que irá derrotar o Anticristo e sacramentar a paz entre os verdadeiros cristãos. Não é uma ideia muito diferente do judaísmo.

ISLAMISMO: Como o judaísmo e o cristianismo, o islamismo também difunde a ideia de julgamento final, quando a humanidade será avaliada pelos seus atos. Os muçulmanos creem que todos nós seremos julgado na presença de Deus (Alá), conforme escreveu Maomé, considerando o último profeta. Os bons deverão ir para o paraíso; os maus precisarão passar um tempo no inferno antes do ingresso no paraíso. Mas haverá exceções, ou seja, condenados eternos.

HINDUÍSMO: Para essa religião, o fim do mundo está condicionado à dinâmica do universo. Os hindus acreditam que o mundo obedece um ciclo de ação e repouso. Estamos, por tanto, na etapa da ação, ou “dia de Brahama”, o criador do universo. Quando o mundo acabar, evento para o qual não há uma data definida, será a “noite de Brahama”. O ciclo, segundo eles, se repete há bilhões de anos.

BUDISMO: Para os budistas, a possibilidade do fim do mundo não é uma assunto que mereça ser discutido. Essa religião prefere focar no desenvolvimento espiritual dos seus adeptos. Sidarta Gauthama, o Buda, ensinou que o despertar poderia ser conquistado por meio de ações práticas orientadas pela sabedoria e pela compaixão.

Sites sobre o assunto:



  • www.fimdomundo2012.com – Sem pânico? A página tenta tranquilizar os internautas, dizendo, logo nas primeiras linhas, que o mundo não vai acabar;



  • www.2012ofimdomundo.com.br – Com participação. O site reúne vários vídeos e artigos sobre o tema. Os comentários deixados pelos internautas é a parte mais curiosa do site;



  • www.porque2012.com – Contagem regressiva. Disponível em sete línguas, o site traz várias curiosidades sobre o tema e até anuncia o monitoramento automático de terremotos e catástrofes. Porém, ainda mais inusitado, é o relógio na parte superior da home com contagem regressiva para o dia 21 de dezembro;



  • www.ofimdomundo.com.br – Tudo sobre o fim. Detalhes sobre a profecia maia, seus erros de interpretação e outras visões do fim, como o Apocalipse, fazem parte do site;



  • http://fimdomundo.net.br – Medo! O logotipo do site representa o fogo e o relógio com contagem regressiva para o dia 21 de dezembro de 2012 está correndo.


  • Finalizando: Dicas para sobreviver a 2012:


  • Ter uma opinião própria sobre o assunto, e analisar se a notícia é coerente;



  • Não aceitar opinião das pessoas de forma rápida, como se fosse uma verdade absoluta;

  • Quanto estiver em pânico, procurar ajuda médica ou pessoas que tenham um conhecimento aprofundado para tirar dúvidas;

  • Evitar comentar sobre o assunto com pessoas que deixarão você pior do que você já está;

  • Caso se sinta deprimido, busque ajuda psicológica;

  • Ficar mais próximo de pessoas alegres e positivas;

  • Ter cuidado para não fazer algo, por achar que seu tempo está acabando e, no outro dia, se arrepender, pois o mundo não acabou;

  • Viver a vida de forma única, aproveitando as coisas boas que o momento presente lhe oferece;

  • Alimentar-se bem e cuidar do seu bem-estar

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário