sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PRIMEIRO PARQUE EÓLICO DA PETROBRAS ENTRA EM OPERAÇÃO COMERCIAL


“A Petrobras informa que as usinas Potiguar, Cabugi, Juriti e Mangue Seco, que compõem o ‘Parque Eólico de Mangue Seco’, já estão operando comercialmente no Rio Grande do Norte. Com investimento de R$ 424 milhões, o primeiro Parque Eólico da Petrobras entrou em operação comercial oito meses antes do compromisso assumido com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)....

Os contratos de venda de energia para as usinas foram ofertados no primeiro leilão de energia eólica, realizado em dezembro de 2009, e são válidos por 20 anos. O certame de 2009 previa que a energia gerada pelas usinas seria disponibilizada para o ‘Sistema Interligado Nacional’ em 1º de julho de 2012, mas a Petrobras antecipou o cronograma e todo o parque eólico está em operação comercial desde terça-feira (1º de novembro), com a entrada em operação da última usina, a Juriti. A usina de Potiguar está em operação comercial desde 26 de agosto de 2011 e as usinas de Cabuji e Mangue Seco, desde 24 de setembro de 2011 e 6 de outubro de 2011, respectivamente.

Localizadas no entorno da Refinaria Potiguar Clara Camarão, às margens da Rodovia RN 221, em Guamaré, as usinas são constituídas por 52 aerogeradores de 2 megawatts (MW) cada. Essas características fazem com que o ‘Parque Eólico de Mangue Seco’possua a maior capacidade instalada no país com este tipo de aerogerador (104 MW), suficientes para suprir energia elétrica a uma população de 350.000 habitantes.

Cada aerogerador, com peso de cerca de 300 toneladas, é composto por uma torre de concreto e aço de 108 metros de altura e um conjunto de três pás de fibra de vidro, com 42 metros de comprimento. O sistema de transmissão de cada unidade é constituído de uma rede de distribuição interna de 34,5 quilovolts (kV), uma subestação elevadora de 34,5/138 kV e de uma linha de transmissão de 138 kV.

A usina Cabugi foi construída em parceria com a Eletrobrás; a usinaMangue Seco, em parceria com a Alubar Energia; e as usinas PotiguarJuriti em parceria com a ‘Wobben WindPower’.

A implantação do Parque Eólico de Mangue Seco está alinhada com a estratégia da Petrobras de se consolidar como empresa de energia, apresentando elevado conteúdo de responsabilidade ambiental, gerando energia elétrica com fonte limpa e renovável.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/11/02/primeiro-parque-eolico-da-petrobras-entra-em-operacao-comercial/#more-46315).

Nenhum comentário:

Postar um comentário