terça-feira, 1 de novembro de 2011

Consumidor mostra mais confiança na economia, aponta CNI





Folha.com

“A confiança  do consumidor brasileiro na economia do país melhorou pelo segundo mês consecutivo, mas segue abaixo dos patamares vistos no ano passado, conforme revela uma sondagem da CNI publicada nesta sexta-feira.

A partir de 2.002 entrevistas feitas em 141 municípios do país, a Confederação elabora um "índice de confiança" dos consumidores, que busca sintetizar suas expectativas a respeito de sua própria situação financeira, da inflação, do desemprego entre outros temas.

A leitura desse índice (o Inec) foi de 112,9 pontos em outubro, ante 112,4 em setembro e 112 em agosto. Em outubro do ano passado, a leitura do mesmo indicador havia apontado um patamar de 120,7 pontos ( um mês de excepcional otimismo, o melhor da série desse índice).

A sondagem deste mês, feita entre os dias 13 e 17, mostra que melhoraram as expectativas a respeito do desemprego, situação financeira e endividamento. Mas a pesquisa mostrou também que o consumidor está ainda pessimista em relação à trajetória da inflação e está menos confiante (em relação a setembro) a respeito de compras de bens de consumo mais caros.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário