domingo, 13 de março de 2011

Blogosfera: Eleições elevaram audiência de blogs e confirmaram seu alcance, revela pesquisa



Atuação colaborativa dos blogueiros enfrentando os gigantes da mídia
Na contramão mundial, brasileiros leem cada vez mais blogs

Os blogs são lidos cada vez menos pelos internautas da Europa, da Ásia e da maior parte dos países da América. Mas não no Brasil, onde continuam em alta. Uma pesquisa feita pela empresa de estudos sobre internet comScore revela que 71% dos brasileiros leram páginas de blogs no ano passado. Isso faz do Brasil o maior interessado nessa ferramenta virtual. Nos outros países, os acessos não passaram de 50%.
As eleições são apontadas pela comScore como uma das principais responsáveis pelo sucesso dos blogs em 2010. Foram 39,3 milhões de pessoas buscando neles informações sobre a disputa entre os candidatos a presidente da República, entre outubro e novembro. A navegação pelos blogs cresceu mais ou menos na mesma proporção em todo o país, mas foi no Nordeste onde o número de leitores mais aumentou – um salto de 72,8% para 77%. No Norte, Sudeste e Sul, essas páginas ganharam 3 pontos percentuais em acessos. E no Centro-Oeste, o avanço foi de 70,7% para 74,3%.

Para a comScore, a popularidade dos blogs estaria caindo porque eles vêm perdendo espaço para as redes sociais. Mas também aí a situação é outra no Brasil, porque o país se mantém cada vez mais ligado nestas redes, sem desprezar os blogs. Pela pesquisa, 85,3% dos internautas se interessam pelas redes sociais, enquanto a média internacional é de 70%. Comparado com 2009, o número de brasileiros frequentando as redes subiu 10%.

Milton Ribeiro / Sul 21


Nota do Contramaré: este blog experimentou seu maior crescimento de visitação na fase mais aguda do período eleitoral e manteve um nível de audiência equivalente à de agosto de 2010, abaixo do ápice de setembro e outubro, mas muito acima de abril a julho.
As trocas de links e posts entre blogs tem-se intensificado e criando uma corrente de informação independente, a partir de textos de opinião ou repercussão de notícias marginalizadas pela mídia tradicional, mas relevantes, em um nível de atividades muito intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário