sexta-feira, 18 de março de 2011

Ah, se fosse no Brasil...

Essa expressão está sendo usada maciçamente (massivamente é a mãe) nos últimos dias, numa expressão de profunda vira-latice. Não foi e nunca será no Brasil, vira-latas. Cada país tem seus problemas e soluções; terremotos e tsunamis não fazem parte dos nossos problemas, excetuando uma possível queda de meteoro de grande porte próxima ao nosso litoral.

O pensamento vira-lata é, basicamente, a redução das características dos outros países às suas qualidades e a ampliação de nossos defeitos até que ocupem todo o horizonte observável. Frio, terremotos, tsunamis e custo de vida altíssimo fazem parte do pacote japonês, se te parecerem suportáveis, boa sorte lá, amigão.


É impressionante como o vira-lata consegue não ver o clima, o custo de vida, o racismo, os costumes intoleráveis e inúmeras outras "qualidades" do que eles chamam de "primeiro mundo". Parece que ao mudar para, digamos, Nova Iorque só o que você terá é o acesso à riqueza americana. O inverno com 30º abaixo de zero, o preconceito contra o cucaracha, a comida horrorosa, a possibilidade de uma visita involuntária a Guantánamo não entram no "horizonte de eventos" da criatura.

O Canadá, para dar um exemplo positivo, é um país maravilhoso. Rico, belo e imenso. Nesse exato momento a temperatura na belíssima Montreal é de 2º. Dá para aguentar, não dá? Naquele lugar lindo, onde tudo é aquecido, 2º não parece tão ruim assim, mas analise isso antes de fazer as malas: em dezembro a temperatura oscila entre -12º e -3º, em janeiro piora um pouco para entre -16º e -6º, em fevereiro entre -14º e -4º e finalmente em março chegamos a um calorzinho de -7º a +2º. Quatro meses abaixo de zero! Que beleza para esquiar, não é? Já para trabalhar, estudar e outras coisas menos importantes não é assim tão bom, acredite-me. Diminua o tamanho e acrescente alguns nazistas planejando te matar no meio da rua à pauladas (imigrante e raça inferior) e você está na Alemanha!



                               Clima agradável em Montreal


 EskerdoNews 

Nenhum comentário:

Postar um comentário