segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sim, São Paulo não

Luiz Caversan

Entreouvido na mesa ao lado, num bar da moda na Vila Madalena:

- Eu adoro São Paulo!

- Eu não, odeio...

- Por que não, meu? Que que é isso!

- Já amei muito, não amo mais, encheu o saco.

- Tá brincando, melhor cidade do Brasil.

- Você tá louco, São Paulo hoje é uma das piores cidades em qualidade de vida do mundo.

- Sai pra lá, não vem não com esse complexo de vira latas pra cima de mim. São Paulo é o máximo, tem de tudo aqui!

- Tem mesmo. Violência, trânsito infernal, poluição, gente pra caramba morando na rua, preços altíssimo, pichação pra todo lado. E o que falta?

- Pra mim não falta nada, você que só vê o lado negativo.

- Falta sim. Falta verde, falta limpeza, faltam áreas de lazer, falta educação na rua e no trânsito, falta segurança.

- Mas tem as ciclovias!

- Mas não tem bicicleta na ciclovia, só na Paulista no domingo.

- Então, tem a Paulista aberta aos domingos pro povo passear.

- Grande coisa! O povo vai passear aonde nos dias de semana, antes ou depois do trabalho, na 25 de março?

- Pode ser, afinal é o maior mercado a céu aberto do mundo, a 25.

- Você e esta mania de maior do mundo. Quando vai perceber que o maior nem sempre é o melhor?

- Mas é a maior e a melhor cidade para se comer, onde tem tantos restaurantes bons?

- Bem, se você estiver disposto a pagar 50 paus por um bife, tudo bem, rico se dá bem aqui mesmo. Quer dizer, mais ou menos: o cara tem 5 carros importados na garagem, Ferrari e tal, mas se sair pra dar uma volta, fica preso no congestionamento ou é assaltado...

- Orra, meu, você só vê o lado negativo, mesmo, viu. Você sabia que São Paulo tem mais de 150 teatros? E cinemas, nem dá para contar. Shopping, então, mais de 50...

- Quem não tem praia vai ao shopping...

- Quem não tem praia trabalha mais, mano, por isso São Paulo tem o maior PIB do Brasil, morou?

- Lá vem você com o maior isso, maior aquilo. Que tal ter mil assassinatos por ano? Que tal ter um dos piores trânsitos do mundo, com engarrafamentos de 200 quilômetros por dia e mais de 100 horas perdidas por ano para cada motorista, hein, hein?

- Também, são mais de 5 milhões de carros na rua...

- E um milhão de motos infernizando estes motoristas, correndo feito loucas. Sabia que morrem dois motoboys por dia em São Paulo?

- De novo com o lado ruim, mortes e o diabo?

- Olha, se São Paulo é tão bacana quanto você diz, porque sete em cada dez moradores deixariam a cidade, se pudessem?

- Quem disse isso?

- Uma pesquisa...

- Eu não fui ouvido, senão falaria que eu fico aqui, com muito orgulho.

- Eu, hein!

- Então vai embora, ué...

- Um dia eu vou, porque São Paulo...

- São Paulo o quê?

- São Paulo não!

- São Paulo sim!

via: http://caviaresquerda.blogspot.com.br/2016/01/sim-sao-paulo-nao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário