terça-feira, 30 de junho de 2015

11 fotos históricas para entender a trajetória do Movimento Gay na luta por Direitos Civis


Não é qualquer novidade considerar a presença de homossexuais na história. Desde os tempos mais remotos há registros de homossexualidade em todas as partes do mundo. Em alguns lugares, sobretudo em sociedades clássicas da antiguidade, práticas homossexuais eram tidas como indiferentes ou até mesmo um elemento enobrecedor. Por outro lado, também é grande o número de exemplos históricos de povos que não toleravam isso que consideravam um "desvio de conduta". 

Compreender a maneira que cada cultura se relacionava com o homossexual passa pelo entendimento da forma em que a sexualidade era tratada. Boa parte do mundo atual, direta ou indiretamente, sofreu forte influência das bases éticas judaicas (que também originaram o cristianismo e islamismo). Assim, nos últimos séculos, com destaque para o período medieval, homossexuais estiveram sob forte perseguição e recriminação advinda de valores que tratam a sexualidade e o prazer como um tabu quase sempre ligado ao pecado e ao proibido. 

O século XX foi palco de consolidação inúmeros movimentos sociais por todo o mundo. Sobretudo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os direitos civis passaram a ser discutidos com mais intensidade, categorias e causas historicamente dispersas passaram a se reunir e conquistaram de fato avanços em suas reivindicações. Entre esses grupos também estavam os chamados LGBTs, que passaram a se manifestar e reivindicar direitos por todo o mundo. 

Em episódio histórico, o do mês de junho de 2015 acalorou o debate sobre a homossexualidade no Brasil e no mundo. Em terras tupiniquins, a marca de cosméticos "O Boticário" realizou uma campanha para o dia dos namorados considerando casais hétero e homossexuais, o que obteve retaliação de grupos evangélicos. Pouco tempo depois, durante a Parada Gay de São Paulo, referências ao cristianismo por parte de LGBTs (consideradas desrespeitosas por grupos religiosos) voltaram a intensificar a discussão a respeito. Nos Estados Unidos, após a decisão da Suprema Corte de aprovar o casamento gay no país, pessoas e empresas de todo o mundo comemoraram a decisão nas redes sociais, utilizando as cores do arco-íris (símbolo do movimento gay) em fotos e logomarcas.

Aproveitamos a ocasião para reunir algumas fotos históricas que podem ajudar a entender a cronologia e o contexto surgimento da luta pelos direitos homossexuais no mundo. Confira:
Prisioneiros homossexuais no Campo de Concentração nazista de Sachsenhausen durante a Segunda Guerra Mundial. Os homossexuais eram vistos pelos nazistas como indesejáveis para o seu projeto de sociedade, por conta disso, muitos foram perseguidos e, tal como os judeus e outros grupos, sofreram as duras consequências do Holocausto. Nos campos de concentração, os prisioneiros que estavam ali por conta da homossexualidade eram marcados com triângulos cor-de-rosa (bem como os judeus, que recebiam a Estrela de Davi em seus uniformes. Foto: Brandemburgo, Alemanha, 1938 (Hoffmann Colection / NARA).
Homossexuais entram em confronto com a polícia após um incidente dentro de um bar gay na cidade de Nova York. Policiais entraram no bar Stonewall Inn e obrigaram drag queens e travestis a tirar a roupa, e aqueles que tivessem o órgão sexual masculino seriam levados à delegacia. A ação policial gerou uma revolta conhecida como a Rebelião de Stonewall, que arrastou pelas imediações do bar durante a madrugada inteira. A Rebelião de Stonewall aconteceu em 28 de junho de 1969 e se tornou ícone do movimento gay  (Arquivo New York Daily News).
Um ano após o confronto em Stonewall, homossexuais saíram às ruas de Nova York e outras cidades dos Estados Unidos, para celebrar a união da categoria contra a repressão. 28 de Junho se tornava o Dia do Orgulho Gay. Foto: Nova York, 1970. (Arquivo New York Daily News).
Gays e simpatizantes da causa de todo o mundo também passaram a realizar, sempre no mês de junho, manifestações em defesa dos direitos civis. Foto: Londres, Inglaterra, 1972 (Arquives LSE UK).

O primeiro político abertamente gay eleito nos Estados Unidos foi o democrata Harvey Milk, em 1978 para a junta legislativa da cidade de São Francisco. junta legislativa local. Apenas dez meses depois ele foi assassinado por um político conservador da cidade. Apesar de sua curta passagem pela política, Milk se tornou ícone e inspiração para São Francisco. Sua morte causou comoção nacional e foi tema de diversas manifestações.
Ano após ano, as manifestações passaram a ganhar cada vez mais adeptos. Nos Estados Unidos eram sempre realizadas no último fim de semana de junho. Em 1981 a Parada Gay de Nova York já contabilizava cerca de 50 mil participantes. Foto: Nova York, Estados Unidos, 1981(G. Paul Burnett / AP).

(G. Paul Burnett / AP)
Manifestantes seguram cartaz que diz "AIDS: PRECISAMOS ESTUDÁ-LA, E NÃO ENTRAR EM HISTERIA". O surgimento da AIDS, no início dos anos 80, foi responsável pela morte de milhares de homossexuais. Grupos conservadores diziam que se tratava de um "peste gay", um castigo divino pela desobediência. Aparentemente o efeito sobre a comunidade LGBT foi justamente o contrário, o movimento continuou a se fortalecer. Foto: Nova York, Estados Unidos, 1983 (Mario Suriani/AP).
Centenas de manifestantes homossexuais reunidos em frente à Catedral de São Patrício, em Nova York no 15º aniversário da Rebelião de Stonewall. Um dos cartazes da foto pede o fim da intolerância. Foto: Nova York, Estados Unidos, 1984 (Robert Rosamilio/New York Daily News). 
Mães de homossexuais desfilam em parada gay em Chicago. A partir da década de 1980 as manifestações começam a se organizar e alinhar um discurso mais uniforme. Foto: Chicago, Estados Unidos, 1985 (Arquivo O Globo). 

Fontes:
http://www.britannica.com/topic/gay-rights-movement
http://www.civilrights.org/archives/2009/06/449-stonewall.html
http://oglobo.globo.com/mundo/o-movimento-gay-no-mundo-em-fotos-5329645
http://www.nydailynews.com/new-york/gay-pride-movement-new-york-city-gallery-1.1100781
http://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/29/pdf
http://extra.globo.com/noticias/celular-e-tecnologia/redes-sociais-sites-empresas-comemoram-aprovacao-do-casamento-gay-nos-eua-16567435.html
http://igay.ig.com.br/2014-06-28/stonewall--o-bar-que-mudou-a-historia-do-movimento-lgbt.html
http://www.aids.gov.br/noticia/os-primeiros-casos-de-aids-no-brasil-surgiram-em-1980-ninguem-sabia-direito-que-doenca-era-a
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/32627/hoje+na+historia+1978+-+ativista+pelos+direitos+lgbt+harvey+milk+e+assassinado+em+san+francisco.shtml

Bruno Henrique Brito Lopes 
Graduando em História pela Universidade Católica de Pernambuco. 
vi no: http://www.historiailustrada.com.br/2015/06/fotos-historicas-movimento-gay.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário